O português continua na luta pelo título do GT World Challenge Europe Endurance Cup
O jovem Guilherme Oliveira esteve a um passo de subir ao pódio numa das mais importantes e prestigiadas provas de resistência do automobilismo mundial. Com o quarto lugar conquistado nas 24 Horas de Spa, na categoria Bronze do GT World Challenge Europe Endurance Cup, o piloto nacional manteve intactas as aspirações ao título.
Na sua terceira participação numa corrida de 24 horas, Guilherme Oliveira voltou a demonstrar rapidez, consistência e uma rara maturidade para um jovem de apenas 20 anos de idade. Mais uma brilhante exibição do português naquele que é considerado o mais competitivo campeonato de GT do mundo e numa das mais emblemáticas provas de resistência do mundo.
“Estou muito contente”, começou por afirmar Guilherme Oliveira. “Foi um fim de semana muito difícil, duro e competitivo. A chuva marcou presença nos treinos e a corrida foi fértil em acidentes graves. Com mais de 70 carros em pista e tanto equilíbrio entre as equipas, não é propriamente uma surpresa que tenha sido assim. Por isso, foi extremamente exigente, tanto física como mentalmente. Estivemos sempre na luta pelos primeiros lugares e chegámos mesmo a liderar durante a noite. Faltou-nos um pouco de sorte em alguns detalhes estratégicos, mas a equipa está de parabéns: deu-nos um carro perfeito. Fomos o melhor McLaren da categoria Bronze. Parabéns, também, aos meus colegas de equipa, que fizeram um excelente trabalho, sem erros. Correr durante 24 horas num circuito tão exigente como Spa-Francorchamps voltou a ser um enorme desafio — não só pela quantidade de carros em pista, mas também pelas dificuldades da noite.”
Guilherme Oliveira dividiu o volante do McLaren 720S GT3 EVO da equipa britânica Garage 59 com Shaun Balfe, Thomas Fleming e Jack Hawksworth.
A penúltima prova do calendário do GT World Challenge Europe Endurance Cup disputa-se entre os dias 29 e 31 de agosto, no histórico circuito alemão de Nürburgring.
Quem é Guilherme Oliveira
Com apenas 20 anos, Guilherme Oliveira é um dos mais talentosos jovens do automobilismo. Natural de Vila Nova de Gaia, este jovem piloto tem vindo a construir um percurso sólido e impressionante, destacando-se pela rapidez, consistência e maturidade em pista. Depois de um percurso de sucesso nos karts, nos protótipos e, mais recentemente, nas corridas de GT, Guilherme Oliveira representa a nova geração de pilotos portugueses que está a chegar ao topo do automobilismo mundial.
O GT World Challenge Europe Endurance Cup
O GT World Challenge Europe powered by AWS é o campeonato GT referência no mundo, com um impressionante plantel de 59 carros na Endurance Cup. Todos os nove fabricantes que competiram no ano passado regressam, com Aston Martin, Audi, BMW, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche fortemente representados. A grande novidade é a Corvette, que marca presença, pela primeira vez, desde 2014, completando assim um total de 10 marcas para a presente temporada.