Skip to main content

Entre amanhã (quinta-feira) e sábado, a equipa Edgar Condenso e Nuno Silva vai participar na 39ª bp Ultimate Baja Portalegre 500 com o habitual Ford Ranger, mas equipado com um motor novo. O objetivo é claro: vencer a categoria T1! 

O Team Consilcar vai ter uma presença marcante na prova mais antiga e emblemática do todo-o-terreno nacional, ao participar na categoria Ultimate (T1), Challenger (T3) e motos. 

A equipa de Belas encara com otimismo a participação na grande clássica do todo-o-terreno nacional. Um motor novo foi montado no Ford Ranger da dupla Edgar Condenso/Nuno Silva e os objetivos são ambiciosos: “Partimos determinados em vencer a Categoria T1”, admite o piloto. “Está na hora de vingar os azares anteriores, que nos impediram de reconquistar o título. Estamos preparados para a aventura. O percurso tem partes rápidas e outras sinuosas e, como é habitual, espera-se chuva, o que torna a prova ainda mais aliciante. Vai ser uma baja com todos os ingredientes e, para nós, com a vantagem de irmos participar sem a pressão dos pontos”.

O navegador Nuno Silva partilha a mesma satisfação de participar na Baja Portalegre 500: “É uma prova de que gosto bastante e onde temos conseguido bons resultados. Já ganhámos em T2 e ficamos em quarto lugar na categoria T1”, lembrou. Sem a preocupação de pontuar, o Team Consilcar pode forçar o andamento naquela que é a prova mais importante do calendário nacional: “Não temos hipótese de lutar pelo título, por isso, estamos libertos para andar mais rápido. O carro tem um motor novo e vamos lutar para vencer a categoria T1 e obter uma boa classificação à geral”, referiu.

David Carreira vai alinhar com o Canam Maverick da categoria T3 e tem um novo navegador, Rúben Pedroso. “Espero que, desta vez, as coisas corram bem e que não tenha problemas mecânicos ou furos. Portalegre é uma prova muito dura e o principal objetivo é terminar. Se isso acontecer, o resultado vai ser seguramente bom. Mas vamos começar com alguma cautela e ir ganhando ritmo à medida que a prova se desenrola”, disse David Carreira. A estreia de um navegador é a novidade: “É a primeira vez que fazemos equipa, mas o Rúben tem alguma experiência no todo-o-terreno. Por isso, estamos confiantes numa boa prova”, afirmou.

O Team Consilcar vai estar, igualmente, presente na competição de motos com Januário Barrocas (Honda CRF 450RX), que tem como principal objetivo terminar a baja. 

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal realiza-se entre 23 e 25 de outubro e tem centro nevrálgico em Portalegre. Na sexta-feira, os pilotos do Team Consilcar têm o prólogo e o primeiro setor seletivo. O sábado vai ser bastante preenchido, com dois troços cronometrados. No total, o Team Consilcar vai fazer 448 km, ao cronómetro, pelos estradões de terra do Alentejo e Ribatejo, o que mostra bem o grau de dificuldade da baja.