Evento evocou o percurso de crescimento e inovação da empresa familiar fundada em Torres Vedras, em 1985, que evoluiu para uma grande família com mais de 500 colaboradores e presença em mais de 20 países. A gala teve como pontos altos homenagens a colaboradores, clientes e parceiros – com destaque para o Grupo Bensaúde e para um momento em memória de Carlos Marques da Costa, o industrial português que deu a oportunidade a João Alves, fundador da Riberalves, de investir naquela que é hoje a maior unidade mundial de transformação de bacalhau. Foram ainda reconhecidos 22 restaurantes, que se destacam pela parceria de décadas com a Riberalves, e que representam vendas de 180 toneladas de bacalhau por ano. Salvador Malheiro, secretário de Estado das Pescas e do Mar, parabenizou o percurso da Riberalves e destacou o compromisso do Governo para com o setor do Bacalhau

A Riberalves, empresa de referência no setor do Bacalhau, assinalou, na última quinta-feira, o 40º aniversário, numa gala de tributo a colaboradores, clientes e parceiros. O evento, que teve lugar no Pátio da Galé, em Lisboa, contou com 250 convidados, entre os quais o secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, bem como a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues. O registo foi de homenagem e gratidão, para com todos os que contribuíram para o trajeto de quatro décadas de crescimento e inovação da empresa.
“Convosco, deixem-me dar uma ideia do ponto a que chegámos: processamos anualmente 100 mil toneladas de peixe vivo – 10 por cento de todo o bacalhau pescado no mundo! São 22 mil toneladas de produto acabado – cerca de 73 milhões de refeições de bacalhau por ano! Para Portugal e para todos os continentes. Reinventámos o consumo do ‘fiel amigo’, democratizando a sua preparação para todos os profissionais e para todos os lares. Com isso, o bacalhau chegou às famílias mais jovens e a novos mercados. A todos, a nossa gratidão e o nosso obrigado!”, afirmou Ricardo Alves, CEO da Riberalves, no discurso de abertura da gala, em que não esqueceu ainda um agradecimento especial aos “consumidores, guardiões de uma relação de confiança que é o maior património da marca”.
A homenagem aos “obreiros” dos 40 anos Riberalves prosseguiu, depois, com um raro e emocionante momento protagonizado pelo fundador, João Alves. “Não sou um homem de discursos, mas creio que posso dizer, com humildade, que sou um homem de memória. E a memória leva-me a fazer três referências muito especiais”. Aí, o Chairman da Riberalves, evocou a memória de Carlos Marques da Costa, o seu “segundo pai”, industrial português, já falecido, que no ano de 2000 lhe proporcionou “a oportunidade” de compra da seca de bacalhau, na Moita, onde a Riberalves investiu na sua principal unidade produtiva – hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau. “Essa fábrica mudou a Riberalves e mudou a indústria do bacalhau”, afirmou; de seguida, chamou ao palco Joaquim Bensaúde, em representação do Grupo Bensaúde, “parceiro de sempre, desde o tempo em que a Riberalves comprava a carga dos seus bacalhoeiros”. Por fim, João Alves homenageou Vítor Gavancha, um dos mais antigos colaboradores da casa, ex-Diretor Comercial já reformado, em representação de todas as equipas da empresa. “A força da Riberalves está nas suas pessoas. Carrego no coração o contributo decisivo de homens e mulheres muito especiais, desde os primeiros dias”, afirmou. “Que saibamos construir, juntos, mais quatro décadas de novas oportunidades e de sucessos partilhados. Parabéns à nossa empresa! E parabéns a todos vós!”, terminou depois.
Reconhecimento a 22 restaurantes que valem 180 toneladas de bacalhau por ano
O evento evoluiu para um momento de reconhecimento aos mais antigos e relevantes clientes Riberalves do Canal Horeca. Vinte e dois restaurantes cujos representantes subiram a palco, assinalando parcerias de décadas, na valorização da gastronomia associada ao “Fiel Amigo”. O Canal Horeca, recorde-se, vale cerca de 30% das vendas da Riberalves. E estes 22 restaurantes, em conjunto, representam vendas anuais de 180 toneladas de bacalhau.
Presenças do secretário de Estado das Pescas e do Mar; e da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, marcou presença, destacando a evolução da Riberalves e reconhecendo o impacto da empresa no concelho onde nasceu e está sediada. Salvador Malheiro, secretário de Estado das Pescas e do Mar, parabenizou, igualmente, o percurso da Riberalves, salientando a importância do setor do bacalhau, enquanto veículo de Portugalidade. Salvador Malheiro assinalou, ainda, a preocupação do Governo com o contexto de dificuldades que as empresas enfrentam, resultantes sobretudo da guerra na Ucrânia e da taxação imposta à importação nacional de bacalhau russo.
Lançamento de edição especial de novos Lombos 450G
Além desta gala realizada no Pátio da Galé, em Lisboa, as celebrações do 40º Aniversário da Riberalves têm vindo a ser marcadas por diversas iniciativas. Em setembro, os 40 anos foram assinalados em evento interno, para todos os colaboradores. E agora, com o Natal à porta, é lançado um novo produto, uma edição limitada de celebração do 40º aniversário: o Lombo de Bacalhau Especial, com 12 meses de cura, que resulta de um corte de bacalhau majestoso – com mais de 3kg! Cada lombo, com cerca de 450g, oferece uma altura invulgar, permitindo lascas de rara dimensão, irresistivelmente suculentas. Esta nova referência Riberalves, inédita no mercado, surge como uma proposta de celebração e vocação familiar, que eleva a experiência do mais nobre corte do bacalhau. E é uma verdadeira homenagem à mesa portuguesa e ao tradicional processo de produção de bacalhau, emblemático do nosso país – ao peixe da melhor origem é garantido um período de maturação no sal superior a um ano, assegurando máximo sabor.
À entrada do verão, recorde-se, já tinha sido estreada uma campanha de comunicação com uma nova assinatura associada ao 40º aniversário, que vem evocar a origem da Riberalves e a evolução para a grande família que é hoje: “Riberalves – Há 40 anos, da nossa família para a sua”. Empresa nacional, que evoluiu de um pequeno negócio familiar, para um grupo internacional, com mais de 500 colaboradores, a Riberalves nasceu em Torres Vedras, inspirada no nome dos filhos de João e Manuela Alves. Hoje, Ricardo e Bernardo Alves assumem eles próprios posições chave na gestão de um grupo em que o core, a indústria do “Fiel Amigo”, é fortemente alavancado pela produção do Bacalhau Pronto a Cozinhar, a categoria de produto que a Riberalves desenvolveu de forma pioneira desde o virar do século.
SOBRE A RIBERALVES
A Riberalves é uma empresa familiar, 100% nacional, e a referência Mundial na transformação de bacalhau. Fundada em 1985, a Riberalves focou a atividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração de uma primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial, na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. A Riberalves vende cerca de 22 mil toneladas/ano e as exportações valem cerca de 30% das vendas.

