Skip to main content

A estreia de Miguel Faísca como piloto oficial da Nissan, em competições internacionais, está a superar as expectativas, com a equipa em que está integrado o português a conquistar um brilhante 4º lugar da categoria na qualificação para as 24 Horas do Dubai. Um resultado francamente positivo, na medida em que quatro dos cinco pilotos da formação – Miguel Faísca incluído! – há seis meses limitavam-se a participar em corridas virtuais aos comandos de uma PlayStation®. O elemento com mais experiência da equipa é Lucas Ordóñez, o espanhol que venceu a edição de estreia do GT Academy (em 2008) e que, nos últimos anos, tem participado em diferentes competições por todo o mundo, com raro sucesso.

No final do primeiro dia de treinos para as 24 Horas do Dubai, Miguel Faísca admite que “a primeira vez que fui para a pista foi uma grande emoção. Afinal, trata-se da estreia em provas internacionais. Só tenho pena de não ter conseguido fazer mais voltas à pista, pois era importante conhecer melhor o Nissan 370Z e a pista. Mas o problema é que somos cinco pilotos por viatura e as sessões de treinos são poucas e de curta duração”. Durante o dia de hoje, Miguel Faísca acabou por cumprir um total de 12 voltas, já que para além das efectuadas no treino livre, ainda realizou cinco voltas na qualificação, “com o único intuito de rodar mais um pouco”. Aliás, o registo de 2m07,709s obtido na qualificação, a que correspondeu o 4º melhor tempo na categoria, foi da autoria de Lucas Ordóñez, o mais experiente da equipa.

O português Miguel Faísca, que reparte os comandos do Nissan 370Z com o espanhol, mas também o alemão Florian Strauss, o americano Nickolas McMillen e o russo Stanislav Aksenov (os pilotos que, em 2013, venceram o GT Academy reservado aos seus territórios) confessa que neste primeiro dia de treinos para as 24 Horas do Dubai, “o desconhecimento da pista, mas sobretudo o imenso tráfego em pista constituíram as maiores dificuldades. Com mais de 70 carros em pista é praticamente impossível conseguir uma volta limpa, até pela necessidade de estarmos atentos aos pilotos que estão aos comandos de viaturas de categorias superiores”.

Mas cumpridas que estão as diversas sessões de treinos, as atenções estão viradas para a corrida, com início marcado para as 10 horas da manhã de amanhã, sexta-feira. Como assume Miguel Faísca, “os planos passam por aprender o máximo possível, procurar não cometer erros e chegar ao fim da corrida, o que, por si só, já seria uma vitória. Se esses objectivos forem cumpridos, até acredito que é possível alcançar um bom resultado na categoria, mas honestamente, não vamos partir com essa pressão».

Mais de 70 equipas estão a participar nas 24 Horas do Dubai, uma das mais importantes e prestigiadas provas de GT que se realizam em todo o mundo. A partida para a corrida está marcada para as 14 horas (10 horas de Portugal) de amanhã, sexta-feira. Sublinhe-se que o canal Motors TV vai fazer uma ampla cobertura da corrida, com vários directos.

###

Sobre a Nissan na Europa 

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.

Sobre a GT Academy

A GT Academy é uma colaboração entre a PlayStation® e a Nissan que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de corridas no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy: em 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.

Leave a Reply