Os desafios do presente e do futuro da indústria automóvel em debate no 5º Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente

2021/04/12

  • O Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente volta a reunir prestigiados especialistas internacionais e nacionais, com o objetivo de promover a reflexão e a discussão sobre os novos paradigmas da mobilidade, mas também projetando o futuro e as suas implicações no estilo de vida das pessoas;
  • A 5ª edição da iniciativa será transmitida em direto, no próximo dia 19 de abril (segunda-feira), em https://forumdamobilidadeinteligente.pt/.

Porto Salvo – De acordo com os mais recentes dados da Agência Europeia do Ambiente, os transportes são responsáveis por cerca de um terço das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia, estimando-se que o sector automóvel produza mais de 70% das emissões globais dessas emissões, com a restante percentagem a ser da responsabilidade da navegação e da aviação. Em Portugal, essa percentagem é superior à média europeia, parcialmente justificado por um parque circulante com uma idade média superior à europeia.

Daí (também) a importância acrescida do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente. Agendado para o próximo dia 19 de abril (segunda-feira), pelo 5º ano consecutivo volta a ser o único fórum, promovido em Portugal, de discussão, de reflexão e de projeção de um futuro que, obrigatoriamente, terá de romper com os modelos tradicionais de mobilidade e, por consequência, de estilo de vida. É a descarbonização, a emergência climática, mas também as necessidades e as expetativas das populações que a isso conduzem.

Em função do contexto pandémico da Covid-19, o 5º Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente será transmitido em direto no site https://forumdamobilidadeinteligente.pt/. Sem limite de participantes e com acesso gratuito (mediante registo no endereço acima referido), o fórum volta a reunir prestigiados oradores nacionais e internacionais, especialistas em diferentes áreas relacionadas com a mobilidade inteligente. Uma sessão de reflexão que, como é apanágio deste fórum, permitirá que os participantes formulem questões aos oradores durante o espaço de debate no final de cada painel.

«A Nissan tem demonstrado, ao longo das últimas décadas, a sua capacidade de inovar, criando o segmento dos crossover e liderando a massificação da mobilidade elétrica. Quer num, quer noutro caso, o exemplo da Nissan foi seguido pela generalidade dos construtores, alterando radicalmente o panorama da indústria automóvel na última década. É esta capacidade de inovação e de responder aos reais anseios dos consumidores, dando-lhes soluções que melhorem, de facto, a forma como se movem e como vivem, que a Nissan sintetiza na sua Visão de empresa: “Inovar para Melhorar a Vida das Pessoas”», diz Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.

«Viver melhor significa uma mobilidade mais inteligente e um ambiente mais saudável. A Nissan comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica em 2050 e o Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente contribui para este objetivo, ao trazer os melhores especialistas nacionais e internacionais, para um debate crucial sobre as tecnologias e os caminhos que nos vão levar à mobilidade do futuro», sublinha o responsável máximo da Nissan para o nosso país.

A abertura do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente está marcada para as 09h00 do próximo dia 19 de abril (segunda-feira), através do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes.

O primeiro painel, “Condução”, está agendado para as 09h30 e vai estar dedicado às espectativas dos consumidores europeus em relação aos seus futuros automóveis e soluções de mobilidade. Para nos transmitir as suas perspetivas para esse futuro, estarão “em palco” Matthew Weaver, vice-presidente da Nissan Design Europe; Thomas Chretien, responsável pelo lançamento, na Europa, do novo Crossover totalmente elétrico da Nissan, o ARIYA; Manuel Pina, diretor-geral da UBER para os mercados de Portugal e Croácia e Alain Dunoyer, que dirige a área dos Automóveis Autónomos na S&D Automotive.

Para as 10h45 está marcado o início do painel “Energia”. Clíondhna Lyons, diretora de Desenvolvimento Avançado de Produtos e Nicolas Tschann, responsável de marketing para a Gama de Crossovers, ambos da Nissan Automotive Europe; Jorge Cruz Morais, presidente da Associação Portuguesa de Energia e Yann Ménière, Economista chefe do European Patent Office, vão falar de energia elétrica, mas não só. No final do debate saberemos melhor o que nos espera na gestão e utilização dos recursos energéticos globais para os próximos anos.

O derradeiro painel, “Integração”, abordará a forma como os automóveis interagem e se ligam com as Pessoas e as infraestruturas. Ponz Pandikuthira, diretor global de Marketing de Produtos, dos Automóveis Elétricos e do Desporto Automóvel da Nissan Motor Co., dará início a este painel pelas 12h00. Frank Oldfield, diretor dos Serviços de Energia e Integração da Nissan Motor GB; Paulo Bermonte, responsável da área de inovação da EDA-Eletricidade dos Açores e Conor Maher-McWilliams, diretor de Flexibilidade da Kaluza (OVO Energy) vão, também, ser protagonistas neste painel.

Convite ao Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente de 2021, a sua quinta edição

O Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente é uma das muitas iniciativas que confirmam o compromisso da marca rumo a um planeta mais sustentável. Há pouco mais de uma década, quando a mobilidade elétrica era considerada por muitos como uma utopia, a Nissan teve a coragem, a ousadia e o arrojo tecnológico para lançar no mercado o Nissan LEAF. O percursor e um dos símbolos da democratização dos automóveis elétricos, é também um imenso capital de experiência para os atuais e futuros modelos eletrificados da Nissan. Mas o caminho da Nissan rumo a um futuro mais sustentável passa também por outros compromissos, como o objetivo da neutralidade carbónica até 2050, as diversas campanhas de reflorestação que tem implementado em Portugal, entre muitas outras iniciativas.

Cada vez mais as decisões de hoje vão influenciar as vidas de amanhã. Nas próximas três décadas, é expetável que dupliquem o número de automóveis que circulam no planeta. Um crescimento que só pode ser… sustentável! É por isso que todas as decisões e reflexões de hoje são mais importantes do que nunca.

A 5ª edição do Fórum Nissan da Mobilidade Inteligente é um marco decisivo nesse caminho.

#

Sobre a Nissan em Portugal
Para saber mais sobre a atividade da Nissan em Portugal, visite www.nissan.pt e www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Para mais informações
António Pereira Joaquim
Diretor de Comunicação
Nissan Iberia SA – Portugal
antonio.pereirajoaquim@nissan.pt
+351 962 062 633