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  • Três meses depois de ter corrido o seu primeiro Iron Man angariando 13 mil euros para levar 13 crianças com cancro à Eurodisney, Pedro Castro lança nova iniciativa de solidariedade social
  • Objectivo: reunir donativos para a APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica) e promover uma marcha contra a Esclerose Múltipla

 

Lisboa, 6 de Outubro de 2014

Apenas três meses depois da participação no Iron Man da Áustria, prova através da qual angariou 13 mil euros para levar 13 crianças com cancro à Eurodisney, numa iniciativa de apoio à Associação Acreditar, a Run with Castro já tem em marcha uma nova iniciativa de solidariedade social, desta feita enquadrada na participação na maratona de Nova Iorque, a 2 de Novembro.

Agora, Pedro Castro, maratonista e fundador da Run With Castro, promove o apoio à APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica), desafiando os atletas parceiros da Run with Castro, inscritos na Maratona de Nova Iorque, a fazerem um donativo mínimo de 10 euros para a APELA.

Ao mesmo tempo, o “team” Run with Castro desafiará outros potenciais interessados, particulares ou empresas, a fazerem donativos para a APELA.“Esta é, de certo modo, a nossa interpretação do Ice Bucket Challenge, uma iniciativa que nasceu nos Estados Unidos e se propagou por todo o Mundo, mas entretanto caiu no esquecimento. Queremos continuar a chamar a atenção para esta causa e agora que a maratona nos possibilita precisamente regressar aos Estados Unidos, faz todo o sentido actualizar este desafio de canalizar apoios para a APELA, a associação portuguesa que apoia as vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica. Quem quiser correr por esta causa e fazer o seu donativo, mesmo não estando connosco em Nova Iorque, pode fazê-lo através de donativo directo para a APELA, no NIB 0007 0369 00030460006 16”, explica Pedro Castro.

Paralelamente, por ocasião da Maratona de Nova Iorque – onde Pedro Castro regressa finalmente, depois de em 2012 ter sido impedido de correr devido ao Furacão Sandy, iniciando aí o seu percurso de intervenção social através do desporto – a Run with Castro vai promover uma marcha contra a Esclerose Múltipla, em apoio à Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a qual terá lugar na prova que antecede a maratona nova-iorquina, a corrida de 5 kms designada “Dash to the Finish Line”, onde a Run With Castro reunirá 17 participantes, que envergarão a emblemática camisola vermelha da SPEM.

Pedro Castro, maratonista de 40 anos que em 2012 lançou a Run With Castro, correndo sempre por uma causa, concluiu recentemente uma campanha de angariação de verbas para a Associação Acreditar somando um total de 13 mil euros e garantindo 13 viagens para crianças com cancro à EuroDisney, numa iniciativa que contou com o Alto Patrocínio de Maria Cavaco Silva e da Presidência da República.

Depois de ter abandonado uma vida sedentária, Pedro Castro lançou-se na corrida e tornou-se maratonista, acumulando no currículo participações em provas como a Maratona de Lisboa, de Londres, Atenas e Paris, correndo sempre por uma causa. Em 2012, lançou a Run With Castro após ver gorada a possibilidade de participar na Maratona de Nova Iorque, devido ao furacão Sandy. Em Nova Iorque, testemunhou o espírito de solidariedade existente, viu nascer a Run Anyway NYC Marathon 2012 e também ele doou o valor da sua inscrição para as vítimas do Sandy.

De seguida regressou a Lisboa convicto de que correria sempre por uma causa social. “É uma prática comum lá fora e por que não fazer o mesmo em Portugal?”. Na sua primeira iniciativa, por ocasião da Maratona de Lisboa, em 2012, Pedro Castro formalizou o grupo Run With Castro e promoveu o apoio à Fundação O Século, angariando 220 cabazes de Natal para as crianças daquela instituição. Depois disso, a Run With Castro concretizou outras iniciativas, apoiando o ATL da Galiza, Comunidade Vida e Paz e Associação a Acreditar.

 

Mais informação:

Run with Castro: http://www.facebook.com/RunWithCastro

Atelier do Caractere: filipesantos@atelierdocaractere.pt

Apela: http://www.apela.pt/page/228/campanhaaguagelada