A partir de hoje os melhores filmes de turismo estão em Leiria

• Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre até sábado, com filmes de todo o mundo a concurso.

Data: 23/10/2018

É já hoje que começa, em Leiria, a 11.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo. Até sábado, o Teatro Miguel Franco e o Mercado de Sant’Ana vão exibir o que de melhor se faz no mundo a nível de filmes turísticos promocionais.

A cidade de Leiria, no Centro de Portugal, acolhe pela primeira vez o festival, que todos os anos atrai a Portugal cerca de uma centena de produtores e realizadores, nacionais e internacionais, numa competição acesa pelos prémios de melhores filmes de turismo do ano, em várias categorias.

Este ano, o festival apresenta uma estimulante novidade: o ART&TUR Factory, iniciativa que levou vários realizadores a Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas do Centro de Portugal, onde produziram pequenos filmes. O resultado do desafio que lhe foi lançado pela organização do ART&TUR poderá ser visto na quinta-feira, às 17h45, num momento especial do evento.

Além da mostra de filmes, o Festival ART&TUR organiza, no mesmo espaço, uma conferência internacional sobre cinema e turismo, intitulada “Centro de Portugal no Cinema Mundial”. A conferência, que consiste em oito painéis e palestras, decorrerá de forma intercalada com a exibição dos filmes em competição.

Programa rico e multifacetado

O Festival ART&TUR arranca na terça-feira, dia 23, pelas 18h00, com a abertura de exposições fotográficas, no Mercado de Sant’Ana, a que se seguirá uma visita ao MIMO – Museu da Imagem em Movimento.

A componente competitiva e a exibição de filmes inicia-se na manhã de quarta-feira, dia 24, e será antecedida por uma sessão de boas-vindas, a cargo de Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, Rui Pedrosa, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, e o anfitrião Raul de Castro, Presidente da Câmara Municipal de Leiria. Depois da apresentação do livro “A Imagem e a Promoção dos Destinos Turísticos”, tem início a exibição dos filmes da Seleção ART&TUR 2018, que irá prolongar-se até sábado, em diferentes sessões. Entre elas, haverá espaço para os painéis da conferência, que terá como oradores e participantes reputados cineastas e investigadores nas áreas do cinema e do turismo.

A cerimónia da entrega de prémios, ponto mais alto do Festival ART&TUR, vai desenrolar-se a partir das 18h00 de sexta-feira. Os vencedores são escolhidos por um júri internacional, composto por 22 elementos de 12 países.

Dossier de imprensa e programa do ART&TUR aqui: https://goo.gl/CxHzgw

Sobre o Festival ART&TUR
Os melhores filmes de turismo que se produzem em todo o mundo vão ser exibidos em Portugal, durante o Festival ART&TUR, que se realiza em Leiria, de 23 a 27 de outubro. Esta é a 11.ª edição de um dos maiores eventos mundiais de promoção turística audiovisual. Um festival de cinema de e para o turismo, com uma competição internacional que atrai cerca de uma centena de produtores e realizadores. O Festival ART&TUR estrutura-se em três áreas complementares: o ART&TUR Contest, que consiste na competição de filmes de turismo, com duas secções competitivas (“Tourfilm” e “Doc”); a Conferência Internacional, com convidados nacionais e estrangeiros; e o ART&TUR Factory, que vai levar realizadores internacionais a filmar em aldeias da região nos dias que antecedem o festival.

Tags:

Deixe uma resposta