Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola reforçaram aliança na BTL

  • Protocolo entre Turismo do Centro e Instituto de Emprego e Formação Profissional foi também assinado hoje

O stand do Turismo Centro de Portugal (TCP) na BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa foi hoje o palco de duas importantes iniciativas para o futuro do turismo na região e que tiveram a entidade regional como protagonista: a apresentação da estratégia de promoção da região de turismo Euroace, que junta o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola; e a assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Turismo Centro de Portugal.

O primeiro momento juntou três grandes regiões vizinhas numa estratégia comum de promoção turística. “Um verdadeiro projeto de cooperação, que reforça os laços entre as três regiões, que vai posicionar a Euroace de forma competitiva na Europa e rentabilizar os meios técnicos, financeiros e humanos que vamos alocar”, nas palavras do anfitrião do evento, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal.

“Estes dois países, Portugal e Espanha, estão cada vez mais próximos e são cada vez mais atrativos em mercados como os Estados Unidos, a China e o Brasil, afirmando-se no cotexto internacional. Se antes competíamos entre regiões, hoje partilhamos uma estratégia entre países”, acrescentou, antes de apresentar a estratégia de promoção. Esta passa por “mais produto, melhor produto, comprar viagra mais diferenciador e mais singular”, com o objetivo final de atrair mais visitantes e aumentar a sua permanência. O plano de ação passa pela promoção conjunta em mercados como Estados Unidos, China e União Europeia, vendendo a ideia “dois países, um destino”. Para isso, haverá uma intervenção direta junto de companhias aéreas, no sentido de reforçar as ligações com destinos mais distantes, e participações conjuntas nas grandes feiras internacionais de turismo, sendo que a próxima será a de Berlim, já na próxima semana.

Vítor Silva, presidente da ARPT do Alentejo, sublinhou o facto de esta estratégia romper com séculos de História, em que Portugal e Espanha viveram de costas voltadas. “Esta iniciativa mostra que podemos fazer coisas boas juntos”, elogiou.

“O Paraíso existe, está na Eurorregião Euroace!” Foi desta forma entusiástica que Francisco Simón Martín, Diretor da Junta de Turismo da Extremadura, começou a sua intervenção. “Somos uma terra acolhedora, de valentes e queremos conquistar o futuro. Este não é o tempo de localismos, é o tempo de as regiões se juntarem, com o objetivo de atrair turistas a este paraíso e criar 20 mil empregos na Euroace. Só estranho é porque não o fizemos mais cedo. Juntos somos invencíveis!”, continuou.

Coube ao embaixador de Espanha em Portugal encerrar a cerimónia. Eduardo Sáenz de Buruaga enalteceu “a aposta vencedora e segura” e citou o poeta inglês Robert Frost: “Bons amigos fazem bons vizinhos”, numa declaração muito aplaudida.

Protocolo com o IEFP aponta para o futuro

A assinatura do protocolo de colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Turismo Centro de Portugal foi outro momento de grande relevância para o futuro do turismo da região. Até porque, como salientou Pedro Machado, “o fator mais crítico para a sustentabilidade da atividade turística são os recursos humanos”.

O protocolo, apresentado por Alberto Costa, delegado regional do centro do IEFP, prevê várias medidas, todas elas com o objetivo de reforçar as competências dos trabalhadores da área do turismo, quer através da reconversão, para quem tem formação noutras áreas e pretende enveredar por uma nova carreira, quer reforçando a ligação entre a formação e as empresas.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Para mais informações:

Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Administração Geral e Comunicação
Turismo Centro de Portugal
adriana.rodrigues@turismodocentro.pt
+351 926 800 339

Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
luismiguelnunes@atelierdocaractere.pt
+351 967 638 612

Deixe uma resposta