O misterioso rosto de uma mulher numa pedra serve de mote para dois dias de festa em Castelo Mendo

Em Castelo Mendo há duas figuras incrustadas na parede, frente a frente, gárgulas em pedra que se assemelham ao rosto de uma mulher e um homem e a quem o povo passou a chamar Menda e Mendo. É o mistério à volta da figura da Menda que vai inspirar dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, nos dias 14 e 15 de setembro.

Data: 03/09/2018

“Os Romances de Menda” é o oitavo evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, é a curiosa figura da gárgula feminina, os romances e rimances tradicionais da Aldeia, que vão servir de mote a dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Mendo.

Nos dias 14 e 15 de setembro, a Aldeia Histórica de Castelo Mendo, localizada no concelho de Almeida (distrito da Guarda), promove um programa repleto de música, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, levando os visitantes de Castelo Mendo a conhecer, não só a lenda do Mendo e da Menda, como outras estórias que tornam esta Aldeia Histórica única e imperdível. A entrada é gratuita.

É na parede da Antiga Domus Municipalis (antigo tribunal) que encontramos o Mendo, uma figura que se assemelha a um homem. Do outro lado, numa pedra de uma casa térrea em frente, encontra-se a figura de uma mulher, a Menda. Ninguém sabe a história destas duas figuras, supõe-se apenas que tenha sido uma grande paixão, talvez um amor como Romeu e Julieta, dois amantes destinados para sempre a contemplarem-se à distância, nas pedras de Castelo Mendo. Esta estória, e o património imaterial das tradições ligadas ao trabalho, à gastronomia e ao imaginário transmitido de geração em geração, vão inspirar exposições, workshops e muita animação. Procura-se explorar a Alma da Aldeia e das suas gentes, fomentando um envolvimento de todos nas suas tradições, mitos e lendas.

A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal propõe pacotes especiais de alojamento e refeições, com preços atrativos, em www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/12-em-rede-ahp-castelo-mendo-os-romances-de-menda/

Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Almeida, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Venha fazer a festa e regresse com o coração cheio de momentos inesquecíveis!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” só termina em dezembro! Depois de Castelo Mendo, as festas continuam nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro). São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. A não perder!

Sobre o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”:
Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita, muita festa são os traços comuns que vão ligar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas a quem os visita.
Como ponto de partida da iniciativa “12 em Rede | Aldeias em Festa” está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia. Tanto pode ser uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, como um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade. São símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis nos habitantes e em quem vem de visita.

Deixe uma resposta