Skip to main content

·      Edição especial celebra o 100º aniversário do Carnaval mais português de Portugal, que leva à cidade do Oeste meio-milhão de visitantes. O vinho AdegaMãe 100 Anos Carnaval de Torres Vedras é um tinto premium, com 12 meses de estágio em carvalho francês, que surge num formato Magnum e que é uma autêntica peça de coleção. Junta-se às já conhecidas matrafonas da casa: Priscila (vinho Branco), Jéssica (Rosé) e Sheila (Tinto), as referências de vinho em lata inspiradas no imaginário de irreverência característico da festa.

A AdegaMãe, produtor de referência sediado em Torres Vedras, acaba de lançar no mercado uma edição especial de tributo ao centenário do Carnaval de Torres Vedras. O novo vinho, um tinto premium, com blend de castas nacionais e internacionais, e estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, apresenta-se no formato Magnum e já está disponível nos principais pontos de venda, na cidade, e nas lojas online e física da adega.

O vinho AdegaMãe 100 Anos Carnaval de Torres Vedras é uma homenagem ao Carnaval mais português de Portugal, cujas celebrações se iniciaram em 2023 e voltam a ter o ponto alto na edição deste ano, que decorre até ao próximo dia 14 de fevereiro. “O Carnaval de Torres Vedras leva à cidade cerca de meio milhão de visitantes e é a inspiração verdadeira de uma região, da sua história e das suas gentes. Este vinho, também ele expressão pura da terra onde nasce, é o nosso tributo a esta festa única”, afirma Bernardo Alves, diretor-geral da AdegaMãe. “Temos vindo a ser parceiros oficiais do Carnaval de Torres Vedras, desenvolvendo ativações várias no evento, mas fazemos questão de fechar o centenário com este produto e celebração simbólicos. Uma garrafa que se assume como uma verdadeira peça de coleção, com um vinho de grande qualidade”, termina.

Tradição fortemente enraizada na cultura local, com heranças rurais e urbanas, o Carnaval de Torres Vedras evoluiu, no último século, para um evento de dimensão única, que convoca a melhor sátira política e de costumes. Uma inspiradora metáfora da irreverência e da transgressão social, que se impõe pelo seu carácter genuíno e que desafia o mais elaborado imaginário de provocação carnavalesca, cativando milhares de pessoas muito para lá dos horizontes da cidade.

Parceira oficial do Carnaval de Torres Vedras, nesta edição de 2024 a AdegaMãe volta a ter um ponto de venda no centro da cidade, desenvolvendo ativações diversas e partilhando mais uma vez as suas matrafonas: Priscila (vinho Branco), Jéssica (Rosé) e Sheila (Tinto), os vinhos em lata inspirados no imaginário de irreverência característico da festa. E um formato de consumo ideal para o espírito festivaleiro.

AdegaMãe 100 Anos Carnaval de Torres Vedras
Castas: Touriga Nacional, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Touriga Franca.
Nota de prova: cor vermelha, profundidade média, mostrando ligeira evolução; boa riqueza aromática, numa boa evolução dos seus aromas florais de violeta e frutos vermelhos, combinando com a frescura de pimentos verdes dada por uma das castas que o compõe, e final aromático especiado. Vinho de corpo médio alto, bem estruturado por taninos bem trabalhados, combinados com uma boa acidez e fruta madura, acabando num final suave e elegante.
PVP recomendado: 100€

SOBRE A ADEGAMÃE
A AdegaMãe nasce do investimento do Grupo Riberalves numa nova área de negócio e surge como uma homenagem da família Alves à sua matriarca, Manuela Alves. O conceito de “Mãe” é também a inspiração para um espaço de nascimento, de criação, no qual se pretende potenciar as melhores uvas e fazer nascer os melhores vinhos. Localizada no Concelho de Torres e vocacionada para a produção de vinhos com características muito próprias, graças à proximidade do mar e influência do Clima Atlântico, a AdegaMãe é, igualmente, uma referência para o enoturismo da Região de Lisboa, destacando-se pela arquitetura exclusiva e por todas as atividades desenvolvidas em torno da vinha e do vinho – o restaurante Sal na Adega, palco de celebração da Gastronomia local e dos produtos de época, é a mais recente aposta. Sendo a AdegaMãe uma empresa do Grupo Riberalves, a marca Dory (inspirada nos Dóris, embarcações antigamente utilizadas pelos portugueses na pesca do bacalhau) representa a principal gama de vinhos comercializados. Depois da primeira vindima, realizada em 2010, a AdegaMãe tem vindo a colher reconhecimento no mercado nacional, e internacional, para onde canaliza 70% da sua produção. Nomeada Empresa do Ano no sector do vinho, em 2015, a AdegaMãe produz cerca de 2 milhões de garrafas por ano. O enólogo da casa, Diogo Lopes, é o Enólogo do Ano 2022 em Portugal, distinção atribuída pela revista Vinho Grandes Escolhas.