Skip to main content

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico marcou presença na BTL 2023, o mais importante evento nacional na área do turismo, que decorre até ao próximo domingo, dia 5 de março, na FIL, em Lisboa. Um dos objetivos foi apresentar as mais recentes melhorias realizadas nas 12 aldeias, ao nível da acessibilidade e inclusão, num destino que oferece cada vez mais experiências únicas e autênticas a todos.

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) apresentou, hoje, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2023, na FIL, em Lisboa, no stand do Turismo Centro de Portugal, as múltiplas iniciativas desenvolvidas para tornar o destino inclusivo e acessível, assim como o novo filme promocional da Rede, com um argumento que evoca o inovador trabalho realizado na área. 

De facto, a acessibilidade e a inclusão, a par com a sustentabilidade, têm sido importantes pilares da estratégia da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico de afirmação do projeto como território sustentável, tanto para os seus habitantes, como para turistas e profissionais que exercem atividade na região. Ou seja, todo um trabalho desenvolvido com foco nas pessoas.

Com respeito pelas suas peculiaridades, a Rede tem investido na melhoria das condições físicas de circulação nas 12 Aldeias Históricas, e na criação de formas alternativas para dar a conhecer monumentos e pontos de interesse destes lugares, inclusivamente a pessoas com mobilidade condicionada ou invisuais. A promoção da acessibilidade universal no território está bem patente no espaço físico, no património edificado, nos transportes, na comunicação, no design acessível e na infoacessibilidade.

Nesse sentido, destaque para duas iniciativas que têm reforçado as Aldeias Históricas de Portugal como destino acessível e inclusivo: 

A parceria com a ALTICE, que tornou o território como o primeiro, em rede, totalmente coberto com fibra ótica e com wi-fi gratuito. Um investimento que, para além de melhorar a qualidade de vida dos residentes, tem incrementado a experiência dos turistas, bem como as condições dos profissionais que trabalham no território. 

E o projeto de mobilidade sustentável, lançado em 2022. Em parceria com a Renault Portugal e o Município do Fundão, as Aldeias Históricas de Portugal disponibilizam, gratuitamente, viaturas elétricas para turistas, residentes e profissionais que exerçam atividade na região. Quatro modelos de veículos elétricos estão à disposição, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, um deles perfeitamente adaptado a pessoas com mobilidade condicionada. 

Mas também a iniciativa “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” está em destaque na edição deste ano da BTL. No próximo sábado, dia 4 de março, pelas 13h00, a Rede apresentará o projeto e promoverá um showcooking com um dos restaurantes aderentes, a Casa da Esquila, no stand da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE). A iniciativa “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” foi lançada no ano passado e recupera a extraordinária cultura gastronómica das 12 aldeias, em harmonia com os vinhos da região, e já pode ser conhecida e experienciada em vários restaurantes do território.
Motivos de sobra para visitar a BTL e saber mais sobre as Aldeias Históricas de Portugal, “um destino que são 12”, sem igual em todo o mundo.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. 

No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada). As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foram o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.