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Alpine chega a Portugal, num espaço único e exclusivo, que ostenta todo o ADN da marca automóvel de Dieppe. O prodigioso e “viciante” desportivo A110 faz as “honras da casa” e já está à venda, prometendo incansáveis momentos de prazer de condução para quem não sabe viver sem paixão!  

Quando, a 25 de junho de 1955, o jovem de 33 anos, Jean Rédélé criou a “Société des Automobiles Alpine”, estava longe de pensar quão bem-sucedida seria a aventura de criar automóveis desportivos, também com fortes ligações ao mundo da competição automóvel. Passados mais de 60 anos, o legado da Alpine mantém-se vivo, e é nessa vivaz e dinâmica atmosfera que a marca chega a Portugal.

No portfólio da marca, o modelo Alpine A110, um coupé com acentuado carácter desportivo, que conheceu a luz do dia no Salão de Genebra de 2017, e que, desde então, tem espalhado charme e desejo. Os motivos? São por demais conhecidos: arrebatador design e incríveis performances, mas também a inequívoca assunção dos genes da histórica Berlinette A110 dos anos 70, um dos símbolos da indústria automóvel.

Os genes da famosa Berlinette no Novo Alpine A110

Com um chassis e carroçaria de alumínio simultaneamente rígidos e leves, linhas de design fluídas, apuradamente aerodinâmicas e profundamente sensoriais e um motor “musculado”, o A110 é capaz de garantir emoções únicas, só comparáveis com as proporcionadas pelos automóveis superdesportivos. A curta distância ao solo (com o centro de gravidade muito baixo) e a filosofia de arquitetura “tudo atrás”, ou seja, motor disposto em posição central e transmissão de potência às rodas traseiras, dão o mote para um comportamento dinâmico excecional.

Mas isso é só o princípio de uma “viagem” fascinante, que pode ser percorrida em sete “capítulos”, tantos quantas as relações da caixa de velocidades de dupla embraiagem,  que, a cada passagem de caixa, nos atiram para um novo patamar de sensações.

Novo Alpine A110 sinónimo de emoção e de diversão

Um motor de quatro cilindros e 1.8 litros de cilindrada, sobrealimentado por turbocompressor, capaz de debitar 252 cavalos, é outra parte da equação “emocional”, que tem, também, no peso-pluma de 1080 quilos do conjunto, mais um argumento de exceção. À fantástica relação peso/potência de 4,3 kg/cv, junta-se uma distribuição de peso quase equitativa (56% atrás e 44% à frente), capaz de conferir ao A110 um comportamento dinâmico tão preciso quanto divertido, sem prejuízo das performances puras, que fazem com que o modelo atinja os 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e cumpra a famosa marca dos 0-100 km/h nuns escassos 4,5 segundos.

Herança histórica como inspiração

De forma diferente, mas com a mesma paixão, a história da Alpine em Portugal está agora, portanto, pronta para retomar a trajetória de sucesso que se iniciou na década de 70, quando a marca deixou carimbado, por duas vezes, o seu nome no álbum de ouro no Rali de Portugal, uma das mais importantes provas automobilísticas disputadas a nível internacional.

A herança das memoráveis vitórias do Alpine A110 1800, que Jean-Pierre Nicolas e Jean-Luc Thérier tão categoricamente souberam levar ao triunfo nas edições de 1971 e de 1973 da conceituada prova portuguesa, e que ajudaram a tornar o modelo de Dieppe uma referência no Campeonato do Mundo de Ralis – a Alpine conquistou o título de Construtores em 1973 – serve agora de inspiração para a performance da marca em território nacional.

Mas a marca Alpine afirmou-se em quase todas as disciplinas do desporto automóvel, incluindo a Fórmula 1. Para a história fica, também a vitória do Alpine A 442B, com Jean-Pierre Jassaud e Didier Pironi aos comandos, que conquistou as 24 horas de Le Mans.

Ontem, como hoje, a Alpine está novamente pronta para voltar a fazer história, E também em Portugal.

 

Principais datas da história da Alpine
1955 Criação da Société des Automobiles Alpine. Lançamento do A106
1962 Lançamento do A110
1971 1.ª vitória no rali de Monte Carlo
1973 A Alpine conquista o título de Construtores do Campeonato Mundial de Ralis. A Alpine é adquirida pelo Grupo Renault
1976 Lançamento do A310 V6
1978 A Alpine vence as 24 Horas de Le Mans
1985 Lançamento do GTA
1991 Lançamento do A610
1995 Produção da Alpine descontinuada
2012 Anúncio de um projeto de automóvel Alpine
2015 Apresentação do automóvel de competição Alpine Célébration Concept nas 24 Horas de Le Mans
2016 Relançamento da Alpine e apresentação do show car Alpine Vision

 

 

Renault Retail Group Portugal, um grupo de distribuição de referência

O Renault Retail Group Portugal (RRG Portugal) integra quatro estabelecimentos: dois em Lisboa (Renault Chelas e Renault Telheiras) e outros tanto no Porto (Renault Boavista e Renault Gondomar).

Só em 2017, o RRG Portugal foi responsável pela venda de 10.911 automóveis novos, que corresponderam a 29% das vendas totais da Rede de Concessionários Renault. A título de curiosidade, sublinhe-se que as quase 11 mil unidades vendidas representaram mais do que o volume total da 11ª marca do mercado Português.

Com quase quatro centenas de colaboradores, 390 mais concretamente, os números do RRG Portugal impressionam pela sua grandeza: comercialização de 10.911 automóveis novos, 4.309 automóveis usados e semi-novos, bem como 50.594 entradas na oficina, de que resultou um volume de negócios de 264 milhões de Euros.

Apesar de se dedicar, em exclusivo, às marcas do Grupo Renault, o Renault Retail Group Portugal é, sem dúvida, uma referência histórica na distribuição automóvel em Portugal.

 

Renault Chelas, a escolha lógica para o Centro Alpine

Criada pouco depois da constituição da Renault Portuguesa, Sociedade Comercial e Industrial, Lda, a então Sucursal de Chelas tornou-se, de imediato, no maior concessionário em atividade no mercado automóvel em Portugal.

Integrada em 2001 no Renault Retail Group, ao mesmo tempo que a Renault Telheiras e Renault Areiro (ambas em Lisboa), mas também a Renault Boavista (no Porto), a Renault Chelas nunca deixou de ser a concessão mais representativa da Rede Renault em Portugal.

Em 2017, a Renault Retail Group Chelas representou, sozinha, cerca de 50% dos resultados totais do Renault Retail Group Portugal: 5.461 automóveis novos vendidos, 2.316 usados, 23.237 entradas na oficina e 131 Milhões de Euros de Volume de Negócios.

Com um total de 159 colaboradores, é a sua posição de referência na cidade de Lisboa que fazem da Renault Retail Group Chelas a escolha lógica para a instalação do Centro Alpine em Portugal.

 

Espaço único e exclusivo

Num espaço nobre e exclusivo, que contará com uma equipa de profissionais 100% dedicados à marca quer na comercialização, quer no atendimento pós-venda (onde se incluem especialistas no tratamento da carroçaria em alumínio do novo Alpine A110), a Alpine estará à disposição dos seus clientes, em Lisboa, no maior concessionário automóvel do país: a Renault Chelas.

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