Skip to main content
Contagem decrescente para o debate central da mobilidade sustentável em Portugal

O Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente ganhou, por direito próprio, o direito a figurar na lista dos grandes eventos anuais do sector automóvel dedicados ao debate e reflexão sobre a mobilidade do presente e do futuro. Na 6ª edição que terá lugar já amanhã, dia 11 de maio, o debate vai centrar-se num dos temas mais prementes associados à mobilidade: a descarbonização.

Pioneira absoluta na criação da mobilidade elétrica, a Nissan assume, também, a ambição de liderar o debate sobre a mobilidade do futuro, em toda as suas vertentes, para responder aos desafios ligados a uma emergência climática cuja existência é cada vez mais uma evidência.

A Nissan reuniu um conjunto de 14 especialistas que, em função das suas áreas de intervenção, trarão a sua visão da mobilidade do futuro e da necessidade de a tornar mais próxima das pessoas e absolutamente sustentável.

A abertura do evento terá o seu início às 9h30, e está a cargo de Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.

O primeiro painel, dedicado ao tema Condução Inteligente, terá início às 10h00. As novas tecnologias do automóvel, a evolução da mobilidade vista pelos utilizadores e o despontar de novos serviços de e para a mobilidade elétrica, são os assuntos em destaque e que serão debatidos por: Donato Vitella (diretor de Estratégia e Planeamento Avançados de Produto da Nissan Europa), Daniela Simões (chief executive officer da Miio), Gustavo Barreto (chief commercial officer do Grupo Ageas Portugal) e Henrique Sanchez (presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos).

Imediatamente depois do intervalo, entre as 11h30 e as 11h45, António Coutinho, presidente da EDP Inovação, fará a sua elocução sobre “Os Desafios da Transição Energética”. Esta é a introdução perfeita para o segundo painel, como início às 12h15, cuja temática é precisamente o da “Energia Inteligente”. Porque a produção e a utilização da energia são um elemento decisivo para compreender a indispensável transição ambiental, vão ser objeto de debate neste painel o panorama das fontes de energia, o contexto da sua gestão e regulação, os desafios ligados às redes em Portugal e o contributo das novas tecnologias ligadas à utilização da energia, como o V2G. Este debate tem a participação de Alexandre Fernandes (administrador executivo da ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E.), António Sá da Costa (presidente da European Renewable Energies Federation), Gisela Mendes (coordenadora de Sistemas Inteligentes de Energia na EDP NEW) e Luís Tiago Ferreira (diretor de Inovação em Mobilidade & Eficiência Energética na E-REDES).

Depois do período de almoço, e com início às 14h45, terá lugar o terceiro e último painel subordinado ao tema Integração Inteligente. Os oradores Andy Marsh (vice-presidente de Engenharia de Produção e Estratégia de Fabrico da Nissan Europa), Teresa Ponce de Leão, (presidente da APVE – Associação Portuguesa do Veículo Elétrico), Alexandre Videira (administrador da Mobi-e) e Paulo Ferreira dos Santos (chief executive officer da Ubirider) vão debater o ecossistema de mobilidade que permitirá uma maior integração dos automóveis elétricos com as infraestruturas que os rodeiam, a caminho de uma mobilidade não só mais sustentável, mas “verdadeiramente” inteligente.

Depois desta abordagem global, em discussão nos diversos painéis, o 6º Fórum da Mobilidade Inteligente terá a sessão de encerramento às 16h15 e promovida por Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.

Esta iniciativa que se tornou uma referência no debate sobre as prementes questões ligadas à mobilidade do futuro, volta a reunir prestigiados oradores nacionais e internacionais, especialistas em diferentes áreas relacionadas com a mobilidade inteligente, para uma sessão de reflexão que também permitirá responder às questões colocadas, remota ou presencialmente, através de um registo em www.forumdamobilidadeinteligente.pt/.