Skip to main content

Angra do Heroísmo, Açores – A biodiversidade e o património natural dos Açores são o ponto de partida para uma iniciativa inovadora que visa inspirar jovens estudantes a preservar o arquipélago. Introduzido como parte do programa educacional da GLEX Summit, o concurso “Explora Açores” desafia alunos açorianos, entre os 13 e os 18 anos, a embarcarem numa jornada de descoberta, inovação e mudança, com oportunidade de ganharem prémios transformadores.

O concurso “Explora Açores” abrange três temas:

  1. Biodiversidade açoriana: Os alunos são desafiados a descobrir a fauna e flora únicas das suas ilhas através de investigação, fotografia ou criação de trilhos para identificação de espécies locais.
  2. Inovação Tecnológica para a Investigação Marinha: Os participantes devem criar soluções inovadoras, como drones subaquáticos, sensores ambientais ou aplicações de monitorização, para explorar e conservar os recursos marinhos dos Açores, ou qualquer outra ideia que considerem e demonstrem como transformadora.
  3. Exploração Espacial e Ecossistemas Marinhos: Este tema incentiva a investigação do impacto da exploração espacial nos ecossistemas marinhos, abordando questões como poluição luminosa, detritos espaciais , conservação marinha, em suma o que o espaço pode ajudar nos ecossistemas marinhos.

Esta é uma oportunidade extraordinária para os jovens estudantes açorianos demonstrarem a sua criatividade, paixão e compromisso com a exploração sustentável dos Açores. Desde a pesquisa e identificação de espécies locais, até ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para monitorização ambiental, as possibilidades são infinitas. Os trabalhos devem ser enviados a partir do dia 30 de abril, até ao dia 4 de junho, através do formulário que vai estar disponível em https://www.glexsummit.com/.

Além de fazerem uma contribuição importante para o território e a comunidade dos Açores, os estudantes participantes no concurso “Explora Açores” vão ter a oportunidade de ganhar prémios muito aspiracionais e transformadores, incluindo uma viagem a Nova Iorque, uma visita à sede do maior clube de exploração do mundo e uma adesão ao Young Explorers do The Explorers Club, acompanhada por um exclusivo programa de mentoria, com duração de um ano.

Um painel de especialistas vai avaliar os projetos com base na criatividade e impacto, sendo que os melhores vão ser exibidos durante a GLEX Summit.

Esta ação conta com o apoio da Autarquia de Angra do Heroísmo, Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, e apoio à divulgação da Direção Regional de Educação dos Açores.

Nos dias 18 e 19 de junho, a GLEX Summit reúne a elite mundial de exploradores e cientistas nos Açores. Pelo segundo ano consecutivo, na ilha da Terceira, vão ser reveladas algumas das missões mais extraordinárias relacionadas com a exploração espacial, os oceanos e a conservação do planeta.