Skip to main content

A exposição “Discoveries from the Edge” foi inaugurada no âmbito da Global Exploration Summit (GLEX Summit), a cimeira que reúne, na Ilha Terceira, a elite dos exploradores e os pioneiros da exploração espacial, entre 14 e 16 de junho. 

Uma exposição que está patente no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, até 30 de agosto, e que é composta por um conjunto de 20 fotografias que celebram algumas das mais importantes conquistas dos exploradores do The Explorers Club de Nova Iorque.

Uma agremiação centenária de líderes de exploração do planeta fundada, em 1904, por um grupo de exploradores alentados por Henry Collins Walsh, jornalista e historiador norte-americano, membro-fundador da organização, sediada em Nova Iorque.

A missão do clube é promover a exploração científica e o trabalho de campo, através do apoio a expedições de todos os ramos da ciência e unindo os seus membros em vários eventos culturais, como a GLEX Summit. Dos seus feitos pioneiros destacam-se a chegada ao Polo Norte em 1909 e ao Polo Sul em 1911, o alcance do cume do Monte Evereste em 1953 e do ponto mais profundo da Terra (a Fossa das Marianas) em 1960, e a chegada à lua em 1969.

Nesta sala de exposições está exposto um conjunto de fotografias que pretende inspirar os visitantes a contemplar a evolução do conhecimento da humanidade, celebrando a tenacidade destes exploradores que se desafiaram a ultrapassar os limites do que era conhecido.

Sobre a GLEX Summit:
A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no universo.

Em apenas três edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros.

As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento. Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.

Certificação sustentável
A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.

Discovery+/HBO
Algumas das palestras da GLEX chegam ao Discovery+, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, numa série produzida para a multinacional americana que conta já com duas temporadas. Os episódios da terceira temporada, lançada brevemente, abrangem algumas das missões científicas e descobertas apresentadas no palco da GLEX, como os vulcões ativos no universo, a primeira Estação Espacial Comercial e os desafios e avanços da medicina espacial. Após a fusão da Discovery com a WarnerMedia, a plataforma de streaming tem cerca de 95 milhões de subscritores.