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16.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo começou hoje nas Caldas da Rainha. Até sexta-feira, serão exibidos 262 filmes de 47 países.

Francisco Dias, criador e diretor do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, considerou hoje, na sessão de abertura da 16.ª edição, nas Caldas da Rainha, que este é um evento que “diferencia o mundo para melhor”. O festival começou hoje e termina na próxima sexta-feira, numa co-organização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.

“São eventos com o ART&TUR que diferenciam o mundo para melhor. Numa época em que a nossa consciência é invadida todos os dias, nas redes sociais e na televisão, com imagens de horror, que banalizamos e consideramos normais, produzir eventos que promovam a cooperação, a compreensão mútua e o conhecimento de outras culturas é para mim um momento feliz”, sublinhou Francisco Dias, perante o auditório, repleto, do CCC – Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha.

“Embora seja um festival de cinema de turismo, o ART&TUR não é meramente promocional. É um festival que junta a cultura, o turismo e a arte, com o objetivo de vivermos um mundo melhor”, acrescentou.

Antes, Vítor Marquespresidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, tinha lembrado a importância do audiovisual na promoção dos territórios. “Hoje sabemos que a comunicação não se faz apenas pela escrita, mas cada vez mais pela imagem. Temos consciência do poder que a imagem tem e é importante sabermos tirar partido dela na divulgação dos nossos territórios”, disse, destacando o facto de este festival exibir 87 filmes oriundos de 47 países. “É muito grato para a cidade das Caldas da Rainha ser a capital deste festival este ano”, concluiu.

Na sua intervenção na sessão de abertura, Raul Almeidapresidente da Turismo Centro de Portugal, começou por agradecer às pessoas que tornam possível que este festival se realize na região, ano após ano, e salientou a qualidade reconhecida do evento. “A qualidade do ART&TUR é reconhecida em todo o mundo. O facto de o festival se realizar nesta região projeta a marca Centro de Portugal e proporciona-lhe grande notoriedade internacional”, frisou.

Os filmes e séries são um instrumento poderoso de promoção, realçou Raul Almeida: “Os territórios alcançam grande projeção quando são escolhidos para locais de filmagens por uma produção audiovisual. Atualmente, todos nós, com um simples telemóvel, conseguimos encontrar os locais que vimos num filme ou série. Há inúmeros exemplos positivos, muitas vezes em territórios de baixa densidade, de interior, o que é muito positivo para a nossa estratégia de promoção”, recordou.

Também na sessão de abertura, Adriana Rodrigues, presidente da Centro de Portugal Film Commission, deu as boas-vindas aos participantes de “um dos melhores festivais de filmes de turismo que se realizam a nível mundial”“Edição após edição, temos tido o privilégio de receber no Centro de Portugal realizadores e produtores de todo o mundo e de lhes mostrar o que de melhor o nosso território tem para oferecer. Por estes dias, é o belíssimo concelho das Caldas da Rainha que vos recebe de braços bem abertos e que vos convida a uma visita”, enfatizou.

“Em todos os palcos onde decorre o festival, fica demonstrado que o Centro de Portugal é um destino de eleição para todo o tipo de produções cinematográficas ou televisivas e oferece um manancial ilimitado de recursos, que têm motivado um interesse crescente por parte de produtoras internacionais”, salientou ainda Adriana Rodrigues.

Após a sessão de abertura, teve lugar uma mesa-redonda dedicada ao tema “O papel do audiovisual na promoção de produtos turísticos inovadores”. Moderada por Francisco Dias, a mesa-redonda contou com a participação de Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estratégia, Planeamento e Promoção da Turismo do Centro de Portugal e Diana Ferreira da Silva, Coordenadora de Marketing e Comunicação da Visit Porto and North of Portugal.

Na ocasião, Sílvia Ribau sublinhou o reforço do posicionamento e notoriedade da marca Turismo Centro de Portugal, por via dos diversos prémios e reconhecimentos dos filmes promocionais que tem apresentado. “O vídeo sempre foi importante para a promoção dos territórios, desde os tempos em que só havia televisão, até à chegada da internet. Com o aparecimento das redes sociais, essa importância tornou-se ainda maior”, começou por dizer, para explicar que “os filmes promocionais têm sido uma aposta fundamental na estratégia da Turismo Centro de Portugal”“Temos a preocupação de mostrar filmes diferentes, que mostrem a diversidade de experiências que se pode encontrar neste território”, explicou.

Exibidos 87 filmes em quatro dias de festival

A 16.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre até ao próximo dia 27, nas Caldas da Rainha. As últimas cinco edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e Ourém.

O ART&TUR é um certame consolidado no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo anualmente os melhores filmes sobre turismo nacionais e internacionais. O festival integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo.

Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os filmes que compõem a shortlist da competição, selecionados entre os 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados pelo júri internacional. Este ano há três competições distintas incluídas no festival: a competição nacional, a competição internacional e, em estreia, a competição brasileira.

No total, serão exibidos 82 filmes, integrados em 10 sessões temáticas. Estas sessões serão intercaladas por 7 mesas-redondas, em que especialistas refletirão sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos.

Paralelamente, decorrerão outras iniciativas inseridas no Festival. Uma dessas iniciativas é o ART&FACTORY, um concurso de produção audiovisual em que realizadores internacionais produzem, na semana imediatamente antes do festival, filmes promocionais no território que recebe o ART&TUR – neste caso, nas Caldas da Rainha. Os filmes serão exibidos no festival.

Outra iniciativa promovida pelo ART&TUR é o “Blogging Caldas da Rainha”. À semelhança de edições anteriores, trata-se de um pequeno concurso que premeia a melhor entrada de blogues que tenham como tema a cidade onde se realiza o festival, neste caso as Caldas da Rainha. A vencedora desta iniciativa, anunciada hoje, após a sessão de abertura, é Raquel Morgado, do blogue “365 Dias Pelo Mundo”.

O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.