Skip to main content

Filmes “Alma de Lã” (1.º Prémio) e “A Um Palmo do Céu” (3.º Prémio)” distinguidos na Gala dos Prémios CIFFT

Dois filmes realizados no Centro de Portugal foram distinguidos nos Prémios CIFFT 2023, numa gala que aconteceu na noite de ontem, na cidade espanhola de Valência. Estes prémios distinguem os filmes que mais pontos conquistam ao longo de um ano, no circuito internacional de festivais de cinema de turismo.

O filme promocional “New Hand Lab – A Soul Made From Wool (Alma de Lã)”, produzido pela produtora Lobby Films and Advertising para a Associação Cultural New Hand Lab, da Covilhã, foi o grande vencedor na categoria “Serviços de Turismo”.

O filme reuniu a preferência dos jurados dos vários festivais internacionais que integram o circuito do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo, tendo terminado a competição com 59 pontos, à frente de concorrentes de países como Espanha, França e Dinamarca. Pode ver o filme premiado nesta ligação: https://youtu.be/HND09ZkVtmY.

Outra produção da região foi também distinguida. O filme promocional “An Inch From The Sky (A Um Palmo do Céu)”, que promove o produto turístico de observação de estrelas e astros nos territórios da Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, ficou em terceiro lugar na categoria “Produtos Turísticos”. Também produzido pela Lobby, o filme pode ser visto aqui: www.aumpalmodoceu.pt.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, deixa palavras de felicitação aos vencedores: “É sempre uma grande satisfação comprovar que a região Centro continua a ser promovida ao mais alto nível a nível internacional, com filmes premiados que mostram o melhor destes territórios. Tanto o New Hand Lab, exemplo de criatividade artística, como a Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, exemplo na observação do céu noturno, estão de parabéns pelas experiências diferenciadas que oferecem aos visitantes. Estendo as minhas felicitações à Lobby Films and Advertising, uma produtora da região, pelos resultados e pela qualidade dos filmes”.

Filme do New Hand Lab premiado em sete festivais do circuito CIFFT

O circuito internacional do CIFFT engloba 10 festivais em outros tantos países. O “New Hand Lab – A Soul Made From Wool (Alma de Lã)” foi premiado em sete festivais: em Espanha (Tortosa), França (Cannes), Grécia (Amorgos), Japão (Akan), Portugal (Caldas da Rainha) e dois nos Estados Unidos (Los Angeles e Nova Iorque). Já o filme “An Inch From The Sky (A Um Palmo do Céu)” recebeu prémios nos dois festivais dos Estados Unidos, no Japão e em Portugal.

Telmo Martins, realizador e diretor criativo da Lobby Films and Advertising, considera que “é um tremendo orgulho para a Lobby Films and Advertising, produtora e boutique criativa, ter trabalhos reconhecidos como melhores filmes de turismo do mundo, pela segunda vez, numa competição de tão alto nível e excelência, a maior competição de filmes de turismo do mundo. Com os filmes ‘Alma de Lã’, para o New Hand Lab, e ‘A um Palmo do Céu’, para os Municípios da Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil, que comunicam produtos e serviços turísticos únicos e incríveis da região Centro de Portugal, com humildade comprovamos que estamos no caminho certo e que a nossa visão, sensibilidade, criatividade e qualidade técnica de excelência faz-se ecoar e sentir no mundo”.

O New Hand Lab nasceu em 2013 e está situado na antiga Fábrica de Lanifícios António Estrella/Júlio Afonso. Hoje, com o estatuto de Associação Cultural, é a casa de autores e artistas de diversas vertentes, como design têxtil, pintura, fotografia e escrita. Francisco Afonso, mentor do projeto, destaca que o prémio para o filme “vem incentivar a continuar a trabalhar cada vez melhor e espelha a dedicação e a missão de toda a equipa, tanto do New Hand Lab como da Lobby Productions”.

O filme “An Inch From The Sky (A Um Palmo do Céu)” resultou do projeto cultural intermunicipal “Portas do Céu”, liderado pelo município de Pampilhosa da Serra, em parceria com os municípios de Góis e Arganil.

Rui Simão, vereador do Turismo na Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, explica que o filme “é um convite de enorme sensibilidade artística e emocional a todos os que vivem na azáfama urbana dos dias de hoje, a desacelerar e a reencontrarem-se, consigo próprios e com o universo, aproveitando as condições naturais de brilho e transparência do nosso céu, bem como a qualidade e a adequação da nossa oferta turística para este fim”. “Este prémio alcançado no maior festival de filmes de turismo do mundo enche-nos a todos de orgulho e reforça a nossa vontade de continuar a afirmar a excelência deste produto turístico inovador e o nosso posicionamento distintivo na região e no país”, complementa Rui Simão.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.