Skip to main content

Num contexto de uma emergência climática crescente, o setor automóvel tem enfrentado cada vez mais desafios. De acordo com Antoine-Laurent de Lavoisier “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” e é com esta ideia de permanente evolução que a Nissan desenvolveu a sua ambição de liderar a inovação para transformar o conceito de mobilidade, centrando-o nas pessoas e para responder aos desafios que se avizinham.

A Nissan foi pioneira deste processo de transformação, uma vez que, em 2010, foi a primeira marca a apostar na mobilidade elétrica de forma estratégica. E, hoje, a Nissan coloca a sociedade a debater as grandes questões que marcam um presente de incertezas em relação ao futuro, com a 6ª Edição do Fórum de Mobilidade Inteligente, que vai ter lugar no dia 11 de maio de 2022.

Às 9h30, esta nova edição é iniciada por Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal, ao qual se segue, pelas 10h00, o Painel de Condução Inteligente, onde vão ser abordados e debatidos temas como a descarbonização do automóvel, o impacto na mobilidade das novas tecnologias de comunicação e o panorama de evolução da mobilidade, na perspetiva dos utilizadores. Para transmitir as suas perspetivas do futuro, vão estar “em palco” Donato Vitella (diretor de Estratégia e Planeamento Avançados de Produto da Nissan Europa), Daniela Simões (chief executive officer da Miio), Gustavo Barreto (chief commercial officer do Grupo Ageas Portugal) e Henrique Sanchez (presidente da UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos).

Às 11h45, António Coutinho, presidente da EDP Inovação, faz a sua intervenção sobre “Os Desafios da Transição Energética”. Este discurso dá o mote introdutório para o segundo painel do dia, dedicado ao tema “Energia Inteligente”. A produção e a utilização da energia são um elemento decisivo para a transição ambiental necessária, como resposta à emergência climática a nível global. Este painel vai, portanto, debater o panorama das energias renováveis, o contexto da gestão, regulação, disponibilidade e desafios das redes de energia em Portugal, e a aplicação de novas tecnologias de utilização da energia ligadas diretamente à mobilidade, como o V2G. Este debate, com início às 12h15, tem a participação de Alexandre Fernandes (administrador executivo da ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E.), António Sá da Costa (presidente da European Renewable Energies Federation), Gisela Mendes (coordenadora de Sistemas Inteligentes de Energia na EDP NEW) e Luís Tiago Ferreira (diretor de Inovação em Mobilidade & Eficiência Energética na E-REDES).

Depois do período de almoço, a forma como os automóveis interagem e se ligam com as pessoas e as infraestruturas é o denominador para o derradeiro painel, sobre a Integração Inteligente, com início marcado para as 14h45 e que conta com a presença dos oradores Andy Marsh (vice-presidente de Engenharia da Nissan Europa), Teresa Ponce de Leão, (presidente da APVE – Associação Portuguesa do Veículo Elétrico), Alexandre Videira (administrador da Mobi-e) e Paulo Ferreira dos Santos (chief executive officer da Ubirider).

O 6º Fórum da Mobilidade Inteligente encerra às 16h15 por Antonio Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.

No atual contexto mundial, a discussão sobre sustentabilidade da generalidade das atividades humanas e, em particular, da mobilidade, assume um papel decisivo na preservação do nosso planeta. É este debate que a Nissan pretende levar a cabo pelo sexto ano consecutivo.

A iniciativa volta a reunir prestigiados oradores nacionais e internacionais, especialistas em diferentes áreas relacionadas com a mobilidade inteligente, para uma sessão de reflexão que também permitirá responder às questões colocadas, remota ou presencialmente, através de um registo em www.forumdamobilidadeinteligente.pt/.