Skip to main content

A cimeira que junta, em Portugal, a maior comunidade de exploradores do mundo revelará o programa final e uma lista de 15 oradores na gala anual do The Explorers Club, no dia 22 de abril, perante uma plateia de 1.400 pessoas. Este ano, a GLEX Summit escolheu como palco a ilha Terceira, nos Açores, que, entre os dias 14 a 16 de junho, recebe alguns dos mais inspiradores exploradores e cientistas do planeta.

No próximo sábado, Portugal e os Açores, em particular, vão estar no epicentro de todas as conversas na gala anual do The Explorers Club of New York. Como é tradição, Richard Garriott, presidente da prestigiada agremiação de líderes da exploração do planeta, abre as portas da The Glasshouse a 1.400 convidados, para revelar o programa da GLEX Summit e os nomes de 15 dos oradores que vão participar na cimeira.

Organizada pela Expanding World, com a chancela e curadoria do The Explorers Club of New York, a GLEX Summit realiza-se nos Açores pelo segundo ano consecutivo, com encontro marcado no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, entre os dias 14 e 16 de junho. Sob o mote “What’s Next? Discoveries from the Edge”, a cimeira volta a reunir a maior comunidade de exploradores do Planeta, dos Oceanos e do Espaço, para promover a partilha das descobertas mais recentes e os projetos mais inovadores que estão a revolucionar o mundo.

Manuel Vaz, fundador da Expanding Group sublinha: “É com enorme satisfação que voltámos a garantir Portugal como palco do maior encontro de exploradores do planeta, desta vez, na ilha Terceira. Uma cimeira que reforça a importância geoestratégica dos Açores, em particular da Terceira, nos últimos 500 anos. No próximo sábado, em Nova Iorque, vamos apresentar o programa da GLEX Summit e revelar os temas que vão ser abordados. Posso antecipar que, no que toca à conservação da natureza, a Amazónia vai ter um grande destaque. Relativamente à exploração espacial, a Missão Artemis estará em evidência, enquanto no campo da exploração espacial e da inovação, o Telescópio Espacial James Webb será o centro das atenções. Mas claro que os oceanos e a sua conservação também estarão em destaque, assim como a exploração polar, a biologia, as ciências planetárias e a arqueologia”.

Integrado na programação da GLEX Summit, o “Space, Ocean and Earth Insights” (SOE’23) organizado pelo INESC TEC – Institute for Systems and Computer Engineering e co-organizado pelo Programa UT Austin Portugal, pela plataforma TEC4SEA e pelo Institute for Astronautical Sciences e Space For All Nations, promete revelar novas perspetivas e importantes conclusões dos mais recentes projetos científicos neste domínio, que impulsionarão a discussão do futuro da exploração.

Bilhetes já estão disponíveis

Os bilhetes para a quarta edição da GLEX Summit Portugal já se encontram disponíveis para a venda no website oficial do evento, em https://www.glexsummit.com/tickets.

Até 30 de abril, podem ser adquiridos a um preço promocional, em regime Early Bird. Este ano, encontram-se disponíveis vários tipos de bilhetes:

O GLEX Explorer permite o acesso a todas as sessões no Centro de Congressos, coffee breaks, inclui um kit de oferta GLEX e um certificado de participação.

O GLEX Plus concede acesso a todas as sessões do Centro de Congressos, Masterclass, coffee breaks e almoços de networking, assim como o acesso a todas as sessões durante três meses após o evento, um kit de oferta GLEX e um certificado de participação. Para mais detalhes, consulte a informação presente na bilheteira.

É de destacar que estudantes universitários, investigadores e docentes podem usufruir de um desconto de 50%, na compra do passe GLEX Academic.

A edição de 2022 pode ser recordada neste vídeo: https://youtu.be/2oE483Ie750 

Sobre a GLEX Summit:
A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no universo.

Em apenas três edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros. As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.

Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.

Certificação sustentável
A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.