Skip to main content

Conhecida como a “Davos da Exploração”, a Global Exploration Summit (GLEX Summit) está de regresso a Portugal, entre os dias 15 e 19 de junho, estando já confirmadas as participações de reputados exploradores e cientistas do planeta. Pela primeira vez, a cidade do Porto abre a cimeira, seguindo-se dois dias em Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, onde vai ser discutido o poder e o futuro da exploração, do fundo dos oceanos, às novas missões espaciais. Duas cidades Património Mundial, com ligações históricas à exploração, que vão merecer a atenção e a curiosidade dos participantes.

As mais recentes descobertas e as novas missões que estão a revolucionar o futuro do planeta vão ser o mote para a edição 2024 da GLEX Summit. A missão Artemis, que vai levar uma tripulação de astronautas a pisar a lua, pela primeira vez, desde 1972, é um dos destaques da cimeira organizada pela Expanding World, com a chancela e a curadoria do The Explorers Club. Outro é o papel do Espaço e dos Oceanos para a recolha de dados que permitam investigar e mitigar os efeitos das alterações climáticas. A sessão “What happened with Titan?”, um ano depois da implosão que provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo do submersível é outro dos destaques, assim como a gravação de um episódio do famoso programa de rádio da BBCThe Infinite Monkey Cage, apresentado por Robin Ince (comediante, ator e escritor inglês), com a participação do famoso físico, Brian Cox que, pela primeira vez, visita Portugal.

Para falar destes e de muitos outros temas relacionados com a exploração da natureza e da ciência espacial, vão deslocar-se a Portugal mais de duas dezenas de exploradores e cientistas, muitos deles, autênticas lendas vivas das suas áreas.

Os seguintes nomes são disso exemplo, eles que são os primeiros já confirmados na quinta edição da GLEX Summit:

Brian Cox: físico de partículas, professor e investigador, o inglês é também rotulado de ‘cientista estrela do rock’, com os seus livros e programas de televisão sobre o universo a serem mundialmente conhecidos. Só na rede social X conta com mais de três milhões de seguidores.

James Garvin: Com quase quatro décadas de carreira na NASA, é um famoso cientista de Terra e Planetas, com muito trabalho de investigação desenvolvido em crateras de impacto e vulcões, nomeadamente em Vénus e Marte. O americano é também um apaixonado pelas interações vulcão-água que formam novas ilhas, incluindo a erupção dos Capelinhos, nos anos 50, nos Açores, que visitou várias vezes. Finalmente, acredita que uma nova era de exploração está ao alcance na era do Telescópio Espacial James Webb, à medida que exoplanetas semelhantes a Vénus são descobertos.

Joe Rohde: Um reputado arquiteto e designer americano, conhecido pelo seu trabalho de conceção, design e produção do parque temático Animal Kingdom no Walt Disney World. No seu trabalho, tem procurado destacar a diversidade da vida selvagem e das culturas ao redor do mundo, inspirado nas inúmeras expedições que tem realizado em alguns dos locais mais remotos do planeta.

Chris Mason: Um cientista da NASA de renome mundial, especializado em biologia espacial e genética molecular. O trabalho que tem desenvolvido tem sido determinante para entender os efeitos das viagens espaciais no corpo humano e explorar como a vida pode sobreviver e adaptar-se em ambientes extremos, como no Espaço. Um entusiasta comunicador científico, que tem ajudado a sublinhar a importância da pesquisa espacial e o seu impacto na vida humana.

Martina Capriotti: Famosa bióloga marinha, foi na adolescência que desenvolveu o interesse em estudar a poluição oceânica e proteger o ambiente marinho, quando encontrou resíduos humanos (lixo) nos seus primeiros mergulhos. A italiana é uma das mais proeminentes investigadoras na área da biotecnologia e da proteómica.

Rebecca Hui: Fundadora do Roots Studio, que representa 42 comunidades indígenas em todo o mundo, a americana tem-se dedicado à promoção da integração cultural e a reinventar a sustentabilidade em novos formatos, através do licenciamento de propriedade intelectual, bem como a desenvolver diversas iniciativas em questões ambientais e no combate às alterações climáticas.

Sara Sabry: Em 2020, fez história ao tornar-se na primeira astronauta egípcia, na primeira mulher árabe e na primeira mulher do continente africano a ir ao espaço. Fundou e é diretora executiva da Deep Space Initiative (DSI), uma organização sem fins lucrativos dedicada a aumentar a acessibilidade e as oportunidades na área espacial, permitindo a exploração do espaço profundo para todos.

Ana Pires: A primeira astronauta-análoga portuguesa foi também a primeira mulher a finalizar o Curso de Cientista-Astronauta. Ana Pires continua a percorrer esta formação espacial, frequentando diversos cursos e participando em programas de investigação ligados à Indústria Espacial, mas também envolvendo-se em vários projetos relacionados com sustentabilidade do mar e mineração subaquática, geotecnologias e georrecursos.

Tess Casswell: Uma reputada geóloga e engenheira da NASA, reconhecida pelas suas contribuições significativas no campo da exploração espacial. Ao longo da  carreira, tem desempenhado papéis cruciais em projetos emblemáticos da NASA, incluindo o desenvolvimento de novas tecnologias para propulsar naves espaciais de forma eficiente e segura.

A edição deste ano da GLEX Summit estreia-se na cidade do Porto, a 15 de junho, com a GLEX Ignition Session. Na Alfândega do Porto e com o apoio da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, o dia vai ser dedicado à evolução da exploração espacial (com a Lua em destaque) e à gravação de um episódio do famoso programa de rádio da BBC, The Infinite Monkey Cage, apresentado por Robin Ince (comediante, ator e escritor inglês), com a participação do famoso físico, Brian Cox.

Já nos dias 18 e 19 de junho, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a elite dos exploradores e cientistas do planeta, vai apresentar as descobertas mais recentes e as missões que estão a revolucionar o futuro do Espaço, dos Oceanos e do Planeta.

O “SOE’24 – Space, Ocean, and Earth Insights” vai ser outro dos destaques do programa na ilha açoriana da Terceira. Em parceria com o INESC TEC, esta sessão especial vai ser organizada sob o tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”. Uma sessão que vai celebrar as extraordinárias mulheres que estão a revolucionar a exploração espacial.

Os bilhetes para os dias 18 e 19 de junho, em Angra do Heroísmo, já podem ser adquiridos no site da Glex Summit. Junte-se a nós nesta viagem inspiradora.

A GLEX Summit 2024 conta com o apoio da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal do Porto e Turismo Porto Norte Portugal.

A edição de 2023 pode ser recordada neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yWQye46yFms

Acompanhe a comunicação da GLEX Summit:

Website: glexsummit.com 

Facebook: facebook.com/glexsummitportugal

Instagram: @glexsummit_portugal

YouTube: @GLEXSummit

LinkedIn: company/glex-summit/

Sobre a GLEX Summit:

A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no Universo.

Em apenas quatro edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros. As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.

Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.

Certificação sustentável

A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.

GLEX Summit no Discovery+

Algumas das palestras da GLEX chegam ao Discovery+, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, com mais de 25 milhões de subscritores nos EUA. Os episódios da terceira temporada da série destacam algumas das missões científicas e descobertas apresentadas na GLEX Summit, como os vulcões ativos no universo, a primeira Estação Espacial Comercial e os desafios e avanços da medicina espacial.