Skip to main content

O Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores, será este ano o palco principal da GLEX Summit e o ponto de encontro dos maiores e mais inspiradores exploradores, cientistas e investigadores de todo o mundo. O programa, que decorre entre os dias 4 a 7 de julho, inclui mais de 40 painéis de apresentação, com temas que vão desde a exploração espacial, à conservação da natureza e proteção da vida selvagem, às alterações climáticas e à biotecnologia, aos oceanos e vulcões e até à engenharia genética e tecnologia reprodutiva. Os primeiros oradores já são conhecidos.

Da ressurreição de mamutes extintos há 4 mil anos, aos vulcões ativos a milhares de milhões de quilómetros da Terra, das viagens comerciais que estão a mudar o futuro da exploração espacial, às expedições mais solitárias aos polos para documentar os efeitos do aquecimento global, a GLEX Summit está de volta a Portugal para partilhar as descobertas mais recentes e os projetos mais inovadores que estão a revolucionar o mundo e a moldar o futuro da Humanidade.

Organização conjunta da Expanding World (Portugal) e do The Explorers Club de Nova Iorque, a mais antiga e prestigiada agremiação de líderes da exploração do planeta, a GLEX Summit é a maior cimeira de exploradores e investigadores do mundo e um palco de inspiração para a conquista de novos horizontes, seja em terra, nos oceanos mais profundos, ou nas fronteiras infinitas do espaço.

Depois de uma primeira edição em Lisboa (2019) e de uma segunda (2021) que se dividiu pela capital portuguesa e o arquipélago dos Açores, a terceira edição da Global Exploration Summit tem agora encontro marcado para a ilha de São Miguel, onde, entre os dias 4 a 7 de julho, o Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, acolhe o programa integral desta edição.

O programa, cuja versão final será divulgado no próximo dia 10 de junho, em Nova Iorque, por ocasião da World Oceans Week, na sede do Explorers Club, incluirá mais de 40 painéis de apresentação, divididos por quatro temáticas principais: Oceanos; Exploração Espacial; Conservação da Natureza e Alterações Climáticas; e as Grandes Expedições do nosso tempo.

Celebrando uma mudança de época na exploração, “What’s Next?” será o lema desta edição e o mote inspirador das várias sessões, em que serão partilhadas as tecnologias e as inovações de ponta que estão a abrir caminho a uma nova era da exploração.

“Este ano, na Global Exploration Summit, anunciamos uma nova e empolgante era para a exploração, onde iremos dar resposta a esta questão central”, revelou Richard Garriott, presidente do Explorers Club.

“Portugal foi um dos grandes centros da exploração mundial durante anos, pelo que é fantástico poder regressar ao país dos grandes descobridores para partilhar o que se está a passar de novo no mundo da exploração”, acrescentou. 

O atual presidente do Explorers Club e primeiro astronauta privado do mundo revelou, ainda, o entusiasmo de poder voltar aos Açores, “o local mais bonito que já tive oportunidade de visitar à superfície da Terra”.

As primeiras confirmações para os Açores

Presentes nos Açores estarão mais de 50 exploradores, pioneiros, cientistas e investigadores dos cinco continentes, incluindo James B. Garvin, cientista-chefe da NASA para a exploração de Marte e atual líder da missão DAVINCI+ ao planeta Vénus.

Também presentes estarão Nicole Stott, veterana astronauta da NASA, Austin Gallagher, premiado biólogo marinho, conhecido como o “rei dos tubarões-tigre”, e a astrónoma brasileira Rosaly Lopes, que descobriu o maior número de vulcões ativos no Universo e se dedica agora a investigar se terá havido vida em Titã, lua de Saturno, que é a segunda maior do Sistema Solar.

Da Índia vem a conservacionista Onkuri Majumdar, que luta contra o tráfico de animais selvagens no Sudeste Asiático e, de Portugal, o cientista Emanuel Gonçalves, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que ajudou a criar a estratégia nacional para o oceano português.

Destaque, ainda, para os cientistas Glen Gowers e Oliver Vince, que após dois anos de trabalho de campo nos Açores, apresentarão a Basecamp Research, uma empresa de dados biológicos que está a revolucionar a descoberta de proteínas em ambientes naturais biodiversos.

Uma das novidades da GLEX Summit 20022 é a estreia da secção “Novos Exploradores”, que trará aos Açores a nova geração de exploradores mundiais. Será um num dia totalmente dedicado ao “EC50”, um programa lançado pelo The Explorers Club para dar a conhecer o trabalho dos seus mais recentes membros e a forma como estão a revolucionar o mundo da exploração, através do uso de novas e incríveis tecnologias.

O leque de oradores inclui, ainda, Sian Proctor, a primeira astronauta comercial negra, que pilotou o primeiro voo espacial totalmente civil do mundo, da empresa SpaceX, o explorador polar norueguês Borge Ousland, que fez a primeira travessia da Antártida a solo e sem qualquer apoio, detendo ainda o recorde de viagem mais rápida, sem suporte, para o Pólo Sul, em apenas 34 dias, e a astrobióloga Natalie Cabrol, que estuda formas de vida microscópica em ambientes extremos do planeta, com o objetivo de perceber como poderia ser a vida em Marte há 3.500 milhões de anos.

GLEX Summit trará também aos Açores o testemunho da Colossal Biosciences, empresa que se propõe ressuscitar geneticamente populações inteiras de mamutes, extintos há 4.000 anos, devolvendo-as ao seu ecossistema original, nas tundras geladas da Sibéria, no espaço de quatro a seis anos.

De acordo com Richard Garriott, presidente do Explorers Club, “este projeto revolucionário será a ida à Lua do século XXI”.

Bilhetes já estão disponíveis

Os ingressos para a terceira edição da GLEX Summit Portugal já estão disponíveis para venda no website oficial do evento, em https://www.glexsummit.com/.

Até 18 de junho, podem ser adquiridos a preço promocional, em regime early bird. É possível escolher entre três tipos de bilhete: geral (válido para todas as sessões no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada), diário ou apenas para uma sessão (manhã ou tarde).

GLEX Summit 2022 é uma organização conjunta da Expanding World e do The Explorers Club, com os apoios do Governo dos Açores, Turismo de Portugal, Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space e Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.