Skip to main content

Prova portuguesa é uma das mais populares do Campeonato do Mundo

» Quase 60 pilotos já entraram em ação este sábado no Circuito Internacional de Montalegre, no primeiro dia competitivo do Campeonato do Mundo e Campeonato da Europa FIA de Rallycross, com uma prova de suporte de Kartcross.

» Pentacampeão mundial Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo RX1e) dominou a categoria-rainha, num dia em que Sébastien Loeb deu a primeira vitória em mangas ao Lancia Delta EVO-e.

Portugal e o Circuito Internacional de Montalegre abrem o Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, que já teve as primeiras mangas de qualificação, este sábado. O regresso de Sébastien Loeb ao Mundial, ao volante do carismático Lancia Delta com as cores que outrora fizeram História nos ralis, é a principal novidade da categoria-rainha. O piloto francês não perdeu tempo e já ganhou uma corrida com o Lancia da Special ONE Racing, embora o pentacampeão mundial Johan Kristoffersson (Volkswagen Dealerteam Bauhaus) tenha dominado por completo o primeiro dia competitivo. O piloto sueco garantiu a Super Pole e depois mostrou nas mangas de qualificação que é o grande favorito à vitória, estando nesta altura na frente do seu companheiro de equipa Ole Christian Veiby.

Duplo vencedor em Montalegre nas edições anteriores, Niclas Grönholm (CE Dealer Team) está nesta altura no terceiro lugar, após um intenso duelo com Sébastien Loeb, que animou o público nas bancadas de Montalegre. Entre Grönholm e Loeb está Timmy Hansen, com o Peugeot da Hansen WRX Team.

No Campeonato da Europa de RX1, com os populares Supercars a gasolina, o campeão europeu em título, Anton Marklund, impôs o seu Ford Fiesta a toda a concorrência, liderada pelo belga Enzo Ide (Audi A1). Mais azarado, o português José Oliveira (Peugeot 208) ocupa nesta altura o 15.º lugar, devido a um toque.

Portugueses na luta

Já entre os S1600 do Campeonato da Europa de RX3, o líder é o polaco Damian Litwinowicz, logo seguido por Nils Volland e pelo português João Ribeiro, todos ao volante dos Audi A1. André Sousa, também num Audi, é o 5.º classificado após três mangas, e Joaquim Machado (Audi A1) também está no top 10 do Europeu.

Num dia marcado pelas condições atmosféricas imprevisíveis, destaque ainda para a prova de Kartcross, com 15 pilotos em pista, numa competição liderada até ao momento por Sérgio Castro (ASK), na frente de Mário Rato (Semog) e Alexandre Borges (Planet Kart Cross). Os pilotos convidados, o galego Iván Ares e o português Bernardo Sousa, também já deram espetáculo ao lado dos rápidos pilotos do Campeonato de Portugal da categoria.

Amanhã são esperados milhares de espectadores portugueses e espanhóis no evento organizado pelo Município de Montalegre e Clube Automóvel de Vila Real.

CLASSIFICAÇÕES ONLINE AQUI