Skip to main content

A Renault honra o passado, redefinindo o segmento dos monovolumes com o novo Renault Grand Scénic. Uma proposta que quebra com o estigma (injusto!) de automóveis pouco emocionantes! O novo Renault Grand Scénic é dinamicamente surpreendente, tem umas linhas que não deixam ninguém indiferente, a qualidade e a tecnologia são ao nível dos segmentos superiores e tem espaço de sobra até para as famílias mais numerosas, pois oferece 7 confortáveis lugares individuais. A quarta geração está disponível com três motores diesel, com potências entre os 110 e os 160 cavalos, e pode ser adquirida a partir de 35.440€,

NOVO GRAND SCÉNIC REDIFINE OS MONOVOLUMES

Estilo, requinte e exclusividade. As linhas fluídas e modernas do novo Renault Grand Scénic confirmam que um monovolume também pode ser um excelente exercício de design. A nova proposta da Renault redefine o segmento, mas conservando o ADN que fez o sucesso das três gerações anteriores: espaço e modularidade! Mas para além da revolução em termos de imagem, o novo Renault Grand Scénic tem outro mérito: provavelmente, nenhuma outra proposta do segmento C oferece tanto por tão pouco e não apenas em espaço, mas também em luxo, conforto e tecnologia. No exterior, são evidentes as semelhanças com o Renault Espace. No habitáculo, o ambiente e a panóplia de equipamentos tecnológicos e de segurança não é comum nem em segmentos superiores…

EMOÇÃO LOGO NO OLHAR

A sedução pelo novo Renault Grand Scénic começa logo no contacto com a carroçaria. Apesar das generosas dimensões (4.635mm de comprimento), as linhas são atraentes. A pintura bi-tom é mais uma caraterística diferenciadora no segmento, assim como as bonitas jantes de 20 polegadas, disponíveis de série em todas as versões e que impressionam e despertam a atenção de quem passa.

A exemplo do que acontece com os restantes modelos da gama, o novo Renault Grand Scénic exibe a nova e distintiva assinatura luminosa. Na dianteira, os faróis em forma de C recorrem à tecnologia LED Pure Vision, enquanto, na traseira, as luzes proporcionam um efeito 3D com a tecnologia Edge Light.

QUALIDADE E LUXO NO INTERIOR

Com a aproximação do cartão mãos-livres, as luzes diurnas e os faróis traseiros acendem-se. Os espelhos retrovisores abrem-se e o ambiente do habitáculo ilumina-se. Mas isso é só o prenúncio do que reserva o habitáculo…

Uma vez no interior do novo Renault Grand Scénic, a sensação é de espaço, conforto, qualidade, requinte e tecnologia.

Os bancos dianteiros, com espuma de dupla densidade, mais parecem poltronas. São herdados do Renault Espace e estão também disponíveis com regulação elétrica de oito modos (lombar incluída), função de massagem e aquecimento.

Como não podia deixar de ser, a modularidade é uma das caraterísticas principais do novo Renault Grand Scénic. Há versões em que o banco do passageiro dianteiro pode assumir a posição de mesa. Graças ao prático e engenhoso sistema “One Touch Folding”, com um único toque no R-LINK 2, ou nos comandos situados no porta-bagagens, é possível rebater, automaticamente, os bancos traseiros, com o objetivo de obter um piso plano. Ou seja, com um simples gesto, beneficia-se de um volume de carga otimizado.

Como um dos equipamentos icónicos do modelo, a consola central deslizante faz parte dos equipamentos do novo Renault Grand Scénic. Uma solução simples, mas bastante prática. Para além do espaço de arrumação que disponibiliza – iluminado e fechado – acumula a função de apoio de braço e integra diferentes tomadas (USB, jack e de 12v), tanto para os passageiros dianteiros, como para os da segunda fila de bancos.

Com 63 litros de espaços de arrumação, o novo Renault Grand Scénic também é a referência do segmento a esse nível, destacando-se a gaveta Easy Life situada em frente ao banco do passageiro dianteiro. Herdada do novo Espace, é iluminada e climatizada, oferece uma excecional capacidade de arrumação, abre-se eletricamente por intermédio de um sensor e tranca-se, automaticamente, com a imobilização do automóvel. Uma referência, ainda, para os quatro compartimentos integrados no piso.

Também muito apreciadas pelas famílias são as prateleiras Easy Life, que suportadas nas costas dos bancos dianteiros, fazem as delícias de crianças e adultos. Referência, igualmente, para o porta-bagagens. Com um volume de 596 litros, oferece mais espaço que a geração anterior.

CONCENTRADO DE TECNOLOGIA NO SISTEMA R-LINK 2

A tecnologia é outro grande argumento do novo Renault Grand Scénic.

Exemplo disso, o ecrã retrátil, a cores! Posicionado em cima do tablier, não obriga a tirar os olhos da estrada para o condutor ver as informações relacionadas com a navegação, velocidade, sinalização e avisos para cumprir distâncias de segurança.

Imponente é o ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – colocado na consola central. Com grafismos sofisticados e intuitivos é o centro de comando do sofisticado sistema R-Link 2, que inclui a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio (associado ao irrepreensível sistema áudio BOSE® Surround), ar condicionado, correio eletrónico, entre outras funções, como a tecnologia MULTI-SENSE.

VÁRIOS GRAND SCÉNIC NUM SÓ COM O MULTI-SENSE®

Programável através do ecrã táctil, o sistema permite ao condutor personalizar o novo Renault Grand Scénic em função das circunstâncias ou simplesmente do estado de espírito do condutor. Na realidade, através do R-LINK 2 podem ser selecionados diferentes modos de condução: Normal, Eco, Confort, Sport e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, ambiente do habitáculo – cinco cores disponíveis – bem como a rapidez das passagens da caixa, no caso das versões equipadas com a caixa de velocidades EDC de dupla embraiagem.

No fundo, o sistema Multi-Sense® representa vários Grand Scénic num só…

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA

Como automóvel familiar no sentido estrito do conceito, o Renault Grand Scénic só podia ser uma referência do segmento também em segurança. Nesse sentido, destaque para a conquista das 5 estrelas nos testes da Euro NCAP, bem como para as inúmeras tecnologias de ajuda à condução, mais comuns em segmentos superiores e algumas mesmo inéditas na categoria: sistema de travagem ativa de emergência (também com deteção de peões), regulador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção de via, alerta de deteção de fadiga, alerta de transposição involuntária de via, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, aviso de ângulo morto, câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis de máximos para médios, ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist. Um sistema de estacionamento mãos livres que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento, mede o espaço disponível com o auxílio de sensores e assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

EFICÊNCIA, ECONOMIA E PRAZER DE CONDUÇÃO

O novo Renault Grand Scénic está disponível na rede de concessionários com três motorizações diesel.

O que melhor tira partido do irrepreensível chassis e da suspensão pilotada é o motor Energy dCi 160 EDC Twin Turbo. Um bloco diesel com dois turbos. Um de muito baixa inércia, que permite fazer arranques e respostas enérgicas logo a partir dos baixos regimes e um segundo turbo que surpreende pelas excelentes recuperações e rápidas acelerações. Associado à caixa de dupla embraiagem EDC de seis velocidades, reivindica 160 cavalos de potência e um binário máximo de 360 Nm. Um motor que alia as performances (200 km/h de velocidade máxima e 10,7 segundos dos 0 aos 100 km/h) aos baixos consumos: 4,7l/100km (NEDC) em ciclo misto.

Em alternativa e, apenas disponível com caixa manual de seis relações, referência para o Energy dCi 130, o motor que tantos e tão rasgados elogios tem recebido na gama Mégane, bem como o comprovado Energy dCi 110, com a novidade de ser associado à caixa automática EDC, de dupla embraiagem, de 7 velocidades.

O novo Grand Scénic beneficia da garantia de 5 anos Renault. Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1 e está disponível na rede de concessionários por um preço a partir dos 35.440€.