Skip to main content

A beleza e a harmonia das linhas falam só por si. Mas o Renault Talisman Sport Tourer é muito mais do que um feliz exercício de estilo. Com quase cinco metros de comprimento, aquela que é também a maior carrinha da história da Renault apresenta-se com argumentos de sobra para ser uma referência no segmento D. Desde logo, por ser a única carrinha do mercado com quatro rodas direcionais, graças ao eficaz e inovador sistema 4CONTROL, que proporciona um comportamento dinâmico e uma maneabilidade absolutamente notáveis e que são a nova referência para este tipo de automóveis. O trunfo da habitabilidade também não podia faltar, com destaque para a ampla bagageira de 572 litros, uma das melhores da classe. Para além da longa lista de equipamentos tecnológicos, como o R-LINK 2 e o sistema MULTI-SENSE, referência para o habitáculo requintado e distinto, mas sempre funcional. Disponível com três motores diesel, com potências até aos 160 cavalos, o Renault Talisman Sport Tourer, provavelmente a melhor carrinha da história da Renault, chega a Portugal, no início de junho, a partir de 33.830 €.

DESIGN MODERNO E APELATIVO

Não há segunda oportunidade para as (boas) primeiras impressões. Diz o ditado e pensaram também os projetistas do Renault Talisman Sport Tourer, derivado da berlina Talisman, mas capaz de oferecer ainda maior versatilidade.

Com um estilo que combina traços estilizados com aspeto robusto e atitude imponente, resultando numa presença impactante e carregada de personalidade, o Talisman Sport Tourer tira partido dos 4866 mm que acusa na fita métrica (+ 17 mm que a berlina), dimensões que deixam bem evidente a sua vocação familiar.

Na dianteira, o Talisman Sport Tourer herda o conceito e a fisionomia da berlina da qual descende, com o desenho da grelha em cromado de generosas dimensões e o losango central identificativo da marca a evidenciarem-se. Uma forte personalidade que é, ainda, reforçada pela original assinatura luminosa com tecnologia LED.

De perfil, a graciosidade das linhas também é indisfarçável, sobressaindo as barras cromadas de alumínio polido no tejadilho, o elegante, mas discreto spoiler traseiro, bem como as distintas jantes de 19 polegadas.

A traseira reforça a ideia que o Talisman Sport Tourer foi desenvolvido de acordo com os mais modernos padrões de design, muito por culpa dos faróis traseiros que, com guias de luz de efeito 3D e iluminação permanente, se alongam até meio do porta bagagens.

FORMIDÁVEL CAPACIDADE DE CARGA

Se a mais valia de qualquer break deve (também) assentar no espaço do porta-bagagens, então o Talisman Sport Tourer sabe explorar como poucas carrinhas essa virtude. Com uma capacidade de carga de 572 dm3 VDA e uma bagageira de 1116 mm, valor que, com o banco traseiro totalmente rebatido, se estende, aproximadamente, até aos 1681 dm3 VDA e 2011 mm de comprimento, é difícil deixar de programar, por exemplo, umas férias em família, com o pretexto de falta de espaço.

Para além do mais, com uma altura da plataforma de carga de apenas 571 mm e uma ampla abertura de 1075 mm, o acesso é especialmente fácil. Para facilitar ainda mais, o portão traseiro pode ser aberto eletricamente, dispondo de uma função mãos-livres ativada pela simples passagem do pé sob o para-choques traseiro.

A excelente modularidade é outro dos argumentos do Talisman Sport Tourer, já que o banco traseiro adota a funcionalidade de 1/3 – 2/3, para responder, de forma perfeita, às necessidades dos ocupantes e da carga com configuração mais invulgar. Para facilitar a versatilidade, dois manípulos permitem ativar a funcionalidade Easy Break, rebatendo, de forma fácil, os bancos traseiros, a partir do porta-bagagens.

ESPAÇO MAIS DO QUE GENEROSO

No interior, impressionam as quotas de habitabilidade, referência no segmento. A começar pela distância ao teto – 902 mm à frente e 886 mm atrás – (mais 30 mm de altura que a berlina), passando pela largura ao nível dos cotovelos à frente – 1512 mm -, até ao espaço disponível para os joelhos de quem viaja no banco de trás – 262 mm –, sem esquecer os mais de 25 litros de espaços de arrumação no habitáculo. Ou seja, não há como sentir claustrofobia dentro do Talisman Sport Tourer!

E isso, apesar dos generosos bancos dianteiros, concebidos com a tecnologia Cover Carving Technology, cujas características elevam os padrões de conforto e de habitabilidade do segmento. Com 10 vias de regulação (oito das quais elétricas e seis perfis de memorização), com um ajuste de comprimento de assento de 60 mm, a que acresce um sistema de regulação lombar elétrico de quatro vias (em altura e profundidade), os bancos dianteiros contribuem para o bem-estar a bordo, algo ainda mais potenciado pela função de massagem regulável, com dois programas específicos e cinco sequências de intensidade.

Os apoios de cabeça tipo “avião”, com seis vias de regulação e os assentos e os encostos dos bancos aquecidos, também com a novidade da função de ventilação integrada, para otimizar o conforto com o tempo quente, merecem, igualmente, elogios, pelo decisivo contributo ao nível da comodidade e excelente vida a bordo.

TECNOLOGIA A BORDO COM R-LINK 2 E MULTI-SENSE

Mas as virtudes do habitáculo vão para além do espaço, modularidade e conforto. Afinal, as viagens em classe executiva também são feitas de outros detalhes não menos importantes… A qualidade dos materiais empregues, da montagem e dos acabamentos confirmam o refinamento do habitáculo. Os cromados no tablier, consola central, volante e saídas de ventilação são disso exemplo.

O painel de instrumentos sobressai pelo design moderno e funcionalidade, enquanto o ecrã retrátil a cores dá informações de navegação, velocidade, sinalização e distâncias de segurança. Tudo isso, sem que o condutor tire os olhos da estrada. Ou seja, sem comprometer a segurança!

Diferenciador e expressão máxima da alta tecnologia é também o sistema Renault R-LINK 2. Localizado na consola central, a plataforma multimédia tem a forma de um moderno tablet, com 8,7 polegadas (no formato vertical), disponibilizando tecnologia de última geração. Comandado por voz ou por toque no ecrã (permitindo o deslizamento das páginas), o “tablet” operacionaliza as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações, rádio e ar condicionado, podendo interagir com os botões de atalhos, nomeadamente o botão da consola central e os comandos adicionais do volante.

Personalizável através do R-LINK 2 ou, a partir de um botão específico posicionado na consola central, é o “estado de espírito” do Talisman Sport Tourer. Com recurso à tecnologia MULTI-SENSE, o condutor pode optar pelos modos de condução Sport, Neutral, Comfort, Perso e Eco. No fundo, diferentes parametrizações ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor e, no caso das versões equipadas com a caixa de velocidades EDC, também a rapidez das passagens de caixa. Mas não é tudo… A cada um dos modos correspondem outros tantos ambientes no habitáculo. Cinco tonalidades – vermelho, verde, azul, roxo ou sépia –, estendidas pela consola central, painéis de portas, dianteiras e traseiras.

Para completar o luxo a bordo, há que contar com a magnífica acústica proporcionada pelo sistema Surround Bose® desenvolvido, especificamente, para o Renault Talisman Sport Tourer, difundido através de doze altifalantes de elevado desempenho e um subwoofer.

4 RODAS DIRECIONAIS COMO PARADIGMA DA EFICÁCIA

Estradista de excelência, pergaminhos herdados da berlina, o Talisman Sport Tourer apresenta-se recheado de atributos dinâmicos que, num abrir e fechar de olhos, se transformam num enorme prazer de condução. Em grande parte, o à vontade na estrada, qualquer que ela seja, é cortesia do 4CONTROL, que aplica ao Talisman Sport Tourer a tecnologia das quatro rodas direcionais. Um sistema que não tem paralelo em nenhuma outra carrinha do mercado, independentemente do segmento!

Na prática, o que varia é o grau de inclinação das rodas traseiras, que tanto podem acompanhar as rodas dianteiras (a partir de 50, 60 ou 80 km/h, de acordo com o modo de condução selecionado), como virar no sentido oposto às rodas do eixo dianteiro (com uma amplitude máxima de 3,5 graus), por forma a facilitar as manobras de velocidade reduzida e/ou o estacionamento. O resultado é uma condução tão eficaz como apaixonante, independentemente do tipo de estrada!

COMPLETO EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA

Particularidade a salientar e que volta a colocar o Renault Talisman Sport Tourer no centro das atenções, é o facto de ser equipado com um vasto leque de equipamentos de segurança. Da longa lista, sobressaem o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), o sistema de Travagem de emergência ativa (AEBS), o Alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Alerta de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás, a Comutação automática das luzes estrada/cruzamento (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, para além do estacionamento em mãos-livres Easy Park Assist que, não só ajuda a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, como também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.

MOTORES VERSÁTEIS E EFICIENTES

A versatilidade da carrinha do segmento D da Renault estende-se à gama de motores. No lançamento, o Talisman Sport Tourer está disponível com três motorizações a diesel – Energy dCi 160, Energy dCi 130 e Energy dCi 110 -, estando previsto, para o verão, a comercialização do bloco a gasolina TCe 200.

O TECNOLÓGICO E DINÂMICO ENERGY dCi 160 TWIN TURBO EDC

Debitando 160 cavalos e disponibilizando 380 Nm de binário às 1.750 rpm, este motor 1.6 diesel dispõe da tecnologia Twin-Turbo da Renault. O primeiro turbo, de muito baixa inércia, possibilita um arranque enérgico e uma resposta instantânea logo a partir dos mais baixos regimes. Com 265 Nm a partir de 1.250 rpm, o binário a baixo regime situa-se ao nível de um bloco 2 litros. O segundo turbo assegura excelentes subidas de regime e rápidas acelerações. Este propulsor está exclusivamente associado à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades.

Tirando partido desta combinação motor-caixa, o Talisman Sport Tourer impressiona no desempenho dinâmico e nos consumos registados, como comprova a aceleração dos 0 aos 100 km/h efetuada em apenas 9,6s, o consumo de 4,5 l/100 km (em ciclo misto) e as emissões de 117 g/km de CO2. Com este bloco, o Renault Talisman Sport Tourer está disponível a partir de 41.750 € (mais 1460 € que a berlina).

O INCONTORNÁVEL MOTOR ENERGY dCi 130

O Renault Talisman Sport Tourer também chega ao mercado nacional com a motorização 1.6 dCi 130. O bloco é referência no seu segmento de potência, não apenas pelas tecnologias que incorpora – várias delas directamente obtidas a partir da experiência da Renault na Fórmula 1 -, mas também pelos valores de performances e de consumos que reivindica. Com 130 cavalos de potência e 320 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm, este motor apresenta um consumo de 4,0l/100 km e emissões de CO2 de 106 g/km. Um bloco que alia a eficiência energética, a um elevado prazer de condução e que está disponível com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades. Com este motor, o Talisman Sport Tourer é comercializado a partir de 36.070 €.

O COMPROVADO MOTOR ENERGY dCi 110

O comprovado motor 1.5 dCi 110 também está disponível no Renault Talisman Sport Tourer. Com 110 cavalos de potência e 260 Nm de binário, disponível a partir das 1750 rpm, anuncia consumos de 3,7l/100km (em ciclo misto) e emissões de 98g de CO2/km. Com este bloco, a carrinha do segmento D da Renault pode ser adquirida a partir de 33.830€.

Uma referência, ainda, para o motor a gasolina Energy TCe 200. Com 200 cavalos de potência, está associado à caixa automática EDC de dupla embraiagem e 7 velocidades. A chegada ao mercado está prevista para o Verão deste ano.

5 ANOS DE GARANTIA RENAULT E COMERCIALIZAÇÃO EM JUNHO

Por último, mas não menos importante: o Talisman Sport Tourer beneficia da garantia de 5 anos Renault ou 100.000 km.

O Talisman Sport Tourer, bem como a berlina Talisman, chegam ao mercado Português no próximo dia 3 de Junho.