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É líder do segmento há 16 anos na Europa e também em Portugal é o furgão preferido dos portugueses. Uma carreira de sucesso que promete continuar com a chegada de uma nova geração… Um Renault Trafic com linhas mais modernas, com um posto de condução mais cómodo, com um habitáculo que se assume como um verdadeiro ‘escritório móvel’ e uma nova gama de motores ainda mais económicos – menos 1 l/100 km em relação às versões anteriores – e com melhores desempenhos. Neste capítulo, destaque para a estreia do bloco 1.6 dCi ‘Twin Turbo’ com 120 ou 140 cavalos de potência. Disponível nas versões Furgão (de 3 e 6 lugares) e Combi (passageiros de 9 lugares), o novo Renault Trafic está já disponível na Rede de Concessionários Renault.  

Não é difícil encontrar argumentos que justifiquem o extraordinário sucesso comercial do Renault Trafic, desde 1998, o veículo comercial ligeiro mais vendido na Europa: custos de utilização referência no segmento, preços competitivos, volumes de carga referência, diferentes transformações adaptadas a cada negócio com a garantia de transformadores certificados, a segurança conferida pelo serviço de assistência Pro+ (venda e pós-venda) e, claro, a mais recente garantia contratual de 5 anos.

Mas atenta às constantes mutações nas necessidades dos clientes profissionais, a Renault apresenta a nova geração do Trafic. Um modelo que conserva as características base que o tornaram a referência do segmento, nomeadamente na capacidade de carga, mas muito mais moderno e tecnológico a diferentes níveis.

Linhas modernas e um habitáculo… surpreendente!

As linhas exteriores são marcadas pela adopção, na dianteira, da nova identidade visual da Renault. A imagem é mais moderna e a maior inclinação do pára-brisas confirma os progressos ao nível da aerodinâmica. Os pára-choques de grandes dimensões e as protecções laterais fazem jus à robustez e ao carácter prático exigidos a uma proposta profissional.

Aliás, também ao nível do espaço para carga, o novo Renault Trafic é a grande referência do segmento: o maior comprimento de carga do mercado, que pode chegar aos 4,15 metros na versão L2 (a mais comprida). Sublinhe-se que novo Renault Trafic está disponível com 2 comprimentos (L1 e L2), duas alturas (H1 e H2), com versões de transporte de mercadorias ou transporte de passageiros, num total de quase 40 versões disponíveis em Portugal. O volume de carga nas versões de mercadorias vai de 5,2 m3 a 8,6 m3. O Novo Trafic é mais longo 210 mm que a anterior geração com um correspondente ganho em volume útil de 200 litros nas versões H1 e de 300 litros nas versões H2. Desde logo nas versões L1 será possível carregar três euro paletes.

Habitáculo surpreendente!

Já no habitáculo é difícil disfarçar a surpresa… O Renault Trafic parece assegurar o conforto de um automóvel de passageiros. A posição de condução é semelhante à de um monovolume, uma vez que, face à anterior geração, o banco do passageiro não só foi rebaixado, como permite uma maior inclinação das costas. As regulações do banco (altura, profundidade e lombar) e do volante (altura e profundidade) reforçam o prazer de condução.

Mas o bem-estar a bordo traduz-se também na qualidade dos materiais e dos equipamentos tecnológicos. Aliás, a esse nível, o interior do Renault Trafic assume-se como uma extensão do escritório, uma vez que integra um inovador conjunto de funcionalidades para acolher um telefone, um tablet ou mesmo um computador portátil.

Interior prático e tecnológico

O painel de bordo integra um suporte para telemóvel, colocado à direita do volante, facilmente acessível ao condutor e que pode ser orientado horizontalmente ou verticalmente. Por baixo do rádio também existe um suporte para um tablet de maiores dimensões, como o iPad. Extraordinariamente funcional e prática é a solução encontrada para receber um portátil até 17 polegadas: através do rebatimento das costas do banco central dianteiro e levantando a tampa existente, nasce a ‘mesa’ de suporte ao computador…

Os equipamentos tecnológicos são outro grande trunfo do novo Renault Trafic. O MEDIA NAV assegura as principais necessidades de um sistema multimédia. Com um ecrã táctil de sete polegadas (18cm), o sistema inclui a navegação, o rádio, a tecnologia Bluetooth® para telefone mãos-livres e audição de música em áudio ‘streaming’, mas também as tomadas USB e Jack para a ligação de aparelhos nómadas. No final do ano estará igualmente disponível o R-Link Evolution®, uma evolução do premiado sistema da Renault.

Ainda no campo da tecnologia destaque para o R & GO®. Uma aplicação desenvolvida para tablets ou smartphones Android e iOS que, depois de carregada, permite a ligação directa ao rádio e o acesso a diversas funções: navegação 3D, telefone (chamadas, histórico, contactos, etc…), multimédia (controlo do rádio, MP3, web rádios, reconhecimento das músicas e dos autores) e computador de bordo (Renault Drivic eco², e-guide, etc).

Com 14 espaços de arrumação no habitáculo, que perfazem mais de 90 litros de volume útil – o maior do mercado! – o Renault Trafic destaca-se, ainda, por disponibilizar cartão mãos-livres e diversos sistemas de ajuda à condução como a câmara de marcha-atrás, o espelho ‘Wide view’ que mais do que duplica determinados ângulos de visibilidade, a ajuda ao arranque em subida e o ‘Extended Grip’, um sistema que intervém sempre que as condições de motricidade são precárias.

Nova gama de motores

O novo Trafic é comercializado com uma gama de motores que beneficia de novas tecnologias, algumas das quais obtidas a partir da experiência e do sucesso da marca na Fórmula 1. Nas versões Twin Turbo, os consumos são inferiores aos 6 l / 100 km atingindo mesmo o valor recorde de 5,7 l / 100 km (149 g CO2 / km) na configuração L1H1.

No fundo, quatro motores turbo adaptados a todas as utilizações:

Dois motores turbo de geometria variável que permitem, desde logo, um ganho de 1 l / 100 km face à gama de motores da anterior geração.

  • dCi 90 (260 Nm)
  • dCi 115 (300 Nm)

E dois novos motores com a tecnologia Twin Turbo (dois turbocompressores) com maior potência, melhores recuperações e menores custos de utilização, com menos de 6 l / 100 km.

  • Energy dCi 120 Twin Turbo (320 Nm) (com Stop & Start)

 

  • Energy dCi 140 Twin Turbo (340 Nm) (com ou sem Stop & Start)
A tecnologia «Twin Turbo»

 

A tecnologia «Twin Turbo» permite conciliar o binário a baixos regimes com uma potência elevada. O sistema é composto por dois turbocompressores montados em série:

 

– O primeiro turbo de muito baixa inércia assegura um elevado binário nos baixos regimes, com o objectivo de conferir excelentes desempenhos nos arranques e nas recuperações.

– O segundo turbo entra em funcionamento a regimes mais elevados e permite obter uma elevada potência (87,5 cv / litro).

Pelo facto do motor funcionar constantemente nos regimes optimizados, existe um benefício imediato nos consumos e nas emissões de CO2. Os motores Twin Turbo estão equipados com Stop & Start e utilizam a tecnologia ESM (Energy Smart Management) que recupera a energia na travagem e nas desacelerações.

 

 

 

Quatro motores que cumprem os critérios da norma Euro 5 e estão já preparados para responder à futura norma de despoluição Euro 6b. O condutor pode reduzir ainda mais os consumos de combustível (até 10%) utilizando os dispositivos de eco condução: botão ECO mode, indicadores de estilo de condução e de mudança da relação engrenada.   Os consumos de 5,9 l / 100 km (155 g CO2 / km) nas versões de mercadorias, e de 5,7 l / 100 km (149 g CO2 / km) nas versões de Passageiros, colocam o Novo Trafic no topo do seu segmento. A diminuição média dos consumos de 1 l /100 km, face à anterior geração, corresponde a uma poupança de centenas de euros apenas no custo do combustível.

Para reduzir ainda mais o custo de utilização, os intervalos de manutenção do novo Renault Trafic são de 2 anos ou 40 000 km. A correia de distribuição não necessita de manutenção.

Um Trafic à medida de todas as necessidades

Através da rede de transformadores especializados e certificados pela Renault é possível adaptar a Trafic às necessidades e exigências de todos os utilizadores: isolamento térmico ou frigoríficos, caixas de carga abertas ou fechadas, ambulâncias, transporte de pessoas de mobilidade reduzida, kits técnicos, etc…O Novo Trafic dispõe de soluções, pré-instaladas em fábrica, que tornam ainda mais simples a execução das adaptações complementares:

  • uma poli dupla permite a instalação de um compressor frigorífico ou hidráulico para além do compressor da climatização da cabine. Desta forma, o novo Trafic isotérmico e frigorífico é capaz de arrefecer a zona de carga, mantendo a prestação da climatização na cabine.
  • uma « caixa » de adaptações complementares permite ao transformador ligar-se ao CAN do automóvel e parametrizar as informações úteis para assegurar o funcionamento ou a segurança da transformação (dados sobre velocidade, posição travão de mão, regime motor, etc.)

Renault PRO+, um serviço de excepção para Profissionais

O Renault PRO+ é um serviço para todos os profissionais, independentemente de serem proprietários de automóveis ligeiros de passageiros ou de veículos comerciais.

Este serviço de excelência para os empresários mais exigentes e profissionais inclui um conjunto de promessas destinadas a facilitar a vida daqueles que utilizam o automóvel como instrumento de trabalho. De entre estas promessas associadas ao Renault Pro+ destacam-se: A proposta sistemática de ensaio, com marcação, para veículos de passageiros e comerciais de série; horários alargados de atendimento; garantia apresentação de proposta comercial em 48 horas; interlocutor pós-venda único desde a entrega do veículo; assistência a veículos profissionais até cinco toneladas e diagnóstico rápido em caso de risco de avaria imobilizadora com proposta de aluguer de veículo de substituição.

Em Portugal, o novo Renault Trafic beneficia, tal como os restantes modelos da gama Renault, da garantia contratual de cinco anos e está já disponível na Rede de Concessionários Renault.