Skip to main content

O Atelier do Caractere foi a agência responsável pela comunicação do Vodafone Rally de Portugal. Uma equipa de 14 pessoas liderou o gabinete de imprensa e as relações com os mais de 300 profissionais de comunicação acreditados, produziu mais de meio milhão de caracteres, traduzidos em mais de centena e meia de conteúdos de texto (entre comunicados de imprensa e notícias) e geriu as redes sociais da prova, tendo efetuado mais de 1.800 publicações no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Uma inédita operação de comunicação para o maior evento desportivo organizado no país.

Mais de três meses de preparação. Uma equipa de 14 pessoas, uma semana em full-time no quartel-general da prova (Exponor), mas também no terreno (classificativas, pódios, “medias zone”, assistências). Gestão do Media Center e apoio à logística de Imprensa em todo rali, de Coimbra, a Arganil, a Fafe, sempre em ligação direta à Federação Internacional do Automóvel (FIA) e em observação das normas dispostas para um evento de Campeonato do Mundo, com mais de 300 profissionais de comunicação acreditados.

Entre comunicados e notas de imprensa para a Imprensa nacional e internacional, mas também notícias para o site oficial do Rally de Portugal, o Atelier do Caractere produziu mais de centena e meia de conteúdos de texto – correspondente a mais de meio milhão de caracteres! – com o objetivo de potenciar a divulgação de um evento que, além da dimensão desportiva, trouxe a Portugal as celebrações dos 50 anos do WRC e as maiores figuras da história dos ralis.

Já em relação às redes sociais do Vodafone Rally de Portugal, a agência de comunicação efetuou mais de 1.800 publicações no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.

Para a realização de todo o trabalho, 11 dos 14 elementos da equipa do Atelier do Caractere que estiveram no “terreno” realizaram mais de 100 entrevistas, cumpriram cerca de 885.000 passos (equivalente a 650 quilómetros a pé) e percorreram mais de 8.000 quilómetros em estrada.

Uma operação de comunicação inédita – na história do próprio Rally de Portugal – desenvolvida por uma equipa de 14 elementos, que aliou experiência (no total, 264 anos de atividade só no setor automóvel), mas também juventude e irreverência, e que contou com a imprescindível colaboração da equipa do Automóvel Club de Portugal e da Interslide, a agência de fotografia da prova.

Com mais de uma década de história, o Atelier do Caractere é uma agência de serviços de comunicação 360⁰, nomeadamente nas áreas de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, produção de conteúdos e ações de ativação de marca. Para além do Rally de Portugal e das restantes provas organizadas pelo ACP, a carteira de clientes engloba projetos como a AdegaMãe, Aldeias Históricas de Portugal, Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, Associação Turismo dos Açores, Carlos Queiroz (treinador de futebol), CIM Viseu Dão Lafões, Dacia Portugal, Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada por Fernão de Magalhães, GLEX Summit, Grupo Petrotec, Herdade Grande, Nissan Portugal, Renault Portugal, Riberalves Portugal, Sociedade Comercial C. Santos e UOC-Unidade de Oftalmologia de Coimbra.