Skip to main content

 

  • Surpresa de última hora! Depois da magnífica estreia de há dois anos, Miguel Faísca repete a participação na jornada portuguesa do European Le Mans Series que vai ter como palco o Circuito do Estoril.
  • O piloto formado na PlayStation – campeão europeu GT Academy 2013, frente a 765 mil adversários! – vai alinhar num Ligier-Nissan LPM3 da equipa EuroInternational, sendo o único representante das cores nacionais na corrida “rainha” do programa.

O espírito e as emoções das míticas 24 Horas de Le Mans têm encontro marcado para o próximo fim-de-semana, no Circuito do Estoril, o palco da derradeira prova do calendário do European Le Mans Series. E são muitos os motivos de interesse: o regresso à competição de Miguel Faísca (o português que, em 2013, deixou o conforto do sofá e os comandos da PlayStation, para brilhar numa carreira internacional como piloto oficial da Nissan) e, claro, os desempenhos dos motores Nissan na corrida do European Le Mans Series – a aposta natural de 28 das 29 equipas do plantel das categorias LMP2 e LMP3.

E se, em 2014, Miguel Faísca surpreendeu tudo e todos no European Le Mans Series, não apenas pelo 7º lugar conquistado na corrida do Estoril, mas também pela demonstração de talento e maturidade reveladas, é claro que o jovem piloto de 27 anos não enjeita uma nova surpresa para o próximo fim-de-semana.

“É óbvio que gostava de repetir a atuação, mas tenho perfeita consciência das dificuldades que tenho pela frente. Desde 2014, só participei numa prova de Caterham e um pouco por brincadeira. O grande desafio que tenho pela frente é readquirir rapidamente o ritmo, mas como a motivação e o entusiasmo são grandes, espero ser suficientemente competitivo para justificar a confiança de todos os que estão a confiar em mim, nomeadamente a Nissan Portugal e a PlayStation Portugal”.

Em bom rigor, os dedos de duas mãos são quase suficientes para contabilizar o número de corridas reais realizadas por Miguel Faísca, mas a cerca de 48 horas de alinhar na primeira sessão de treinos no Circuito do Estoril, o jovem piloto assume que “as expectativas para o fim-de-semana passam por aprender o mais possível e fazer uma corrida isenta de erros. Não conheço os meus colegas de equipa e vou descobrir o Ligier-Nissan LMP3. Ou seja, vai ser tudo novo! Mas como a minha carreira tem sido marcado por esse tipo de circunstâncias, acho que já nem acuso essa pressão!”

O único português que vai estar à partida da corrida “rainha” do fim-de-semana admite que “a participação só se confirmou nas últimas horas. Por isso, só tive tempo de treinar um pouco num simulador, que nem sequer era de LMP3. Ou seja, vou conhecer o Ligier-Nissan quando entrar em pista para o primeiro treino. Mas quando colocar o capacete, só vou querer andar o mais rápido possível”, admite, sem disfarçar a alegria natural pelo regresso à competição ao mais alto nível.

 “A motivação e o entusiasmo são enormes. É mais uma etapa e um desafio que tenho pela frente, mas também uma grande responsabilidade, pois sem a Nissan e a PlayStation, repito, não teria sido possível concretizar mais este sonho”.

Miguel Faísca vai alinhar aos comandos de um Ligier-Nissan da equipa EuroInternational. Um protótipo equipado com um motor Nissan V8, preparado de acordo com os regulamentos LMP3, precisamente a categoria com mais equipas em pista: 19.

“Um fim-de-semana que, mais uma vez, promete ser de grande festa”, antecipa Miguel Faísca. “A organização está a fazer um excelente esforço de promoção e acredito que isso se traduzirá na presença de muito público. O que seria fantástico, pois é sempre reconfortante sentir o apoio dos espectadores; e da família e amigos, claro!”

No Circuito do Estoril, vão estar em ação cerca de uma centena de pilotos, em representação de quase quatro dezenas de equipas. Os dias de sexta-feira sábado são reservados às sessões de treinos. A partida para a corrida, com a duração de 4 horas, está marcada para as 13h30 do próximo domingo. A RTP2 e o Eurosport Xtra farão a transmissão integral da prova.

Mas quem é Miguel Faísca?

Da PlayStation para as corridas… reais!

Há três anos, Miguel Faísca era um jovem estudante de 24 anos que sonhava, como tantos outros, em um dia ser piloto de competição automóvel. Estávamos em Maio de 2013, e começava a quinta edição da GT Academy, a competição que coloca à prova a rapidez de pilotos virtuais, no famoso simulador de condução automóvel Grand Turismo 5 para a PlayStation.

Miguel Faísca apostou forte na prossecução do seu sonho e pediu emprestada a um familiar uma PlayStation, logrando apurar-se para a final nacional. Depois de realizar diversas provas de seleção no Circuito do Estoril, foi um dos três portugueses incluídos no restrito lote dos melhores 42 pilotos virtuais europeus (de um total de 765 mil, oriundos de 16 países) para a semana de Race Camp no mítico circuito de Silverstone, em Inglaterra.

Em Silverstone e, depois de um conjunto de testes, em que os jovens aspirantes a piloto oficial da Nissan foram arduamente postos à prova em termos físicos, psíquicos e, claro, de rapidez ao volante, o português obteve a “pole position” para a grande final do programa GT Academy e, depois de uma emocionante corrida, foi declarado Campeão Europeu da GT Academy – um feito notável e inédito para Portugal!

Miguel Faísca mal teve tempo para saborear a vitória, pois iniciou imediatamente o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da GT Academy, com vista a obter a licença internacional que lhe permitiria estar à partida da edição 2014 das 24h do Dubai, naquele que foi talvez o ponto mais alto da sua curta carreira, pois obteve a vitória na prestigiada prova. Ainda no mesmo ano disputou algumas das mais famosas corridas de endurance internacionais, como as 24h de SPA-Francorchamps, os 1000 km de Nürburgring, entre outras, com resultados muito meritórios.

Depois de uma época em que deixou vincado o seu talento em competições internacionais de GT, o jovem piloto nacional estreou-se aos comandos de um protótipo de Le Mans – o Zytek-Nissan – na última e decisiva prova do calendário do European Le Mans Series 2014, que teve como palco o Circuito do Estoril.

Currículo Desportivo:

  • 19 de Outubro 2014 – 7º Classificado nas 4 Horas do Estoril, prova a contar para o European Le Mans Series
  • 21 de Setembro 2014 – 6º Classificado da Categoria Pro-Am nos 1000 km de Nürburgring, prova a contar para o Blancpain Endurance Series;
  • 26 de Julho 2014 – 19º Classificado da Categoria Pro-Am nas 24h de Spa-Francorchamps, prova a contar para o Blancpain Endurance Series;
  • 28 de Junho 2014 – 3º Classificado da Categoria Pro-Am em Paul Ricard, prova a contar para o Blancpain Endurance Series;
  • 25 de Maio 2014 – 10º Classificado da Categoria Pro-Am em Silverstone, prova a contar para o Blancpain Endurance Series;
  • 13 de Abril 2014 – Desistência em Monza, prova a contar para o Blancpain Endurance Series;
  • 11 Janeiro 2014 – Vitória na Classe SP2, nas 24h do Dubai;
  • 24 Novembro 2013 – 3º classificado na classe em Brands Hatch, prova a contar para o Arrow Pak Euro Saloon & Sports Car Championship;
  • 3 Novembro 2013 – 4º classificado em Donington, prova a contar para o Arrow Pak Euro Saloon & Sports Car Championship;
  • 2 Novembro 2013 – Desistência em Silverstone, prova a contar para o Arrow Pak Euro Saloon & Sports Car Championship;
  • 20 Outubro 2013 – 9º classificado na classe em Donington, prova a contar para o Arrow Pak Euro Saloon & Sports Car Championship;
  • 19 de Outubro 2013 – 7º classificado na classe em Donington, prova a contar para o Arrow Pak Euro Saloon & Sports Car Championship;
  • 13 de Outubro 2013 – 8º classificado na classe em Silverstone, prova a contar para o Dunlop Production Car Throphy;
  • 6 de Outubro 2013 – 3º classificado na classe em Castle Combe;
  • 11 de Setembro 2013 – Campeão Europeu da GT Academy.

###

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 17.000 pessoas distribuídas pelas operações de conceção, pesquisa e desenvolvimento, produção, logística, vendas e marketing. Em 2015 as instalações fabris da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 635.000 veículos, desde automóveis compactos, a crossovers premiados, SUV’s, veículos comerciais e veículos elétricos; incluindo o Nissan LEAF, o veículo elétrico mais popular do mundo. Com o objetivo de alcançar zero emissões e zero mortes na estrada, a Nissan anunciou recentemente a sua visão de Mobilidade Inteligente. Concebida para orientar o desenvolvimento de produtos e tecnologias da Nissan, esta abordagem de 360 graus ao futuro da mobilidade guiará as decisões da companhia sobre como os automóveis se moverão, como serão conduzidos e como se integrarão na sociedade. A Nissan está posicionada para se tornar a marca asiática mais desejável na Europa.

Sobre a Nissan em Portugal

Com uma rede de concessionários que possui em todo o território nacional 37 pontos de venda e 42 oficinas de assistência após-venda, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal no seu Ano Fiscal de 2015, 11.262 veículos, a que corresponde uma quota recorde no mercado de 5,1% e um crescimento de 26% em relação ao ano anterior.

Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover e cimentou a sua posição de marca líder de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal.

Para mais informações

António Pereira Joaquim                                                 www.newsroom.nissan-europe.com/pt

Director de Comunicação                                               http://www.facebook.com/NissanPortugal/

Nissan Iberia SA – Portugal                                             http://twitter.com/NissanPortugal

pereira-joaquim.antonio@nissan.pt                                 http://www.youtube.com/user/NissanPortugal

+351 962 062 633

Marco Barbosa – Atelier do Caractere

Assessor de imprensa – Miguel Faísca

marcobarbosa@atelierdocaractere.pt
+ 351 91 734 57 44