Skip to main content

Sortelha inaugura Ciclo “12 em Rede 2019” com festa inspirada na Lenda do Beijo sem Fim

  • A festa está de regresso às Aldeias Históricas de Portugal! É já no final do mês que acontece o primeiro evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa 2019”, na Aldeia Histórica de Sortelha.
  • De 28 a 30 de junho, a Lenda do Beijo sem Fim, uma das mais míticas estórias desta aldeia, vai servir de mote para três dias repletos de experiências únicas.

Data: 21/06/19
Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira o primeiro evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa 2019”, que regressa no final do mês às Aldeias Históricas de Portugal. De 28 a 30 de junho, Sortelha recebe a festa “Beijo sem Fim”, com um programa repleto de música, gastronomia, animação de rua e visitas guiadas. Com entrada gratuita, a festa “Beijo sem Fim” é uma oportunidade única para descobrir esta belíssima Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.

Quem visitar a Aldeia Histórica de Sortelha por estes dias é convidado a experimentar, por exemplo, antigas vivências do quotidiano dos habitantes da aldeia, como a recriação da ceifa e da malha com o Ti Hermenegildo, o Ti Raul Clara, o Ti Manel Reis, a Ti Celeste, a Ti’Alice, a Ti Capitolina; ou aprender a fazer molídias para transportar cestos no topo da cabeça, como antigamente, com a Ti Hortênsia.

Partindo da temática do romantismo, serão exploradas e partilhadas diversas abordagens artísticas à Lenda do Beijo sem Fim: Histórias de papel (teatro itinerante em miniatura), exploração plástica (atelier de pedras amorosas e atelier de origami) e visitas guiadas encenadas com participação da comunidade, numa partilha de saberes com uma companhia artística.

Haverá tempo, também, para os típicos jogos tradicionais, que prometem animar miúdos e graúdos.

Pela noite dentro, rompendo o silêncio das muralhas, ouvir-se-á música escolhida a preceito, evocando sonoridades tradicionais.

O regresso às raízes está também garantido na abordagem à gastronomia identitária, numa reinterpretação contemporânea e com o conceito de sustentabilidade como premissa.

Assim como nas edições anteriores, a experiência da merenda nos recantos de Sortelha volta a ser uma aposta da programação. Dela resultam os melhores quadros fotográficos, momentos de partilha genuínos, enquanto contribuímos para a venda dos produtos da terra.

Os ateliês, experiências orientadas e piquenique estão sujeitos a inscrição prévia obrigatória através do telefone: 271 750 080 (Museu do Sabugal) ou email: eventos.sabugal@cm-sabugal.pt. Limitadas ao número de vagas existentes.

Para as visitas guiadas encenadas pelas ruas da aldeia, procuram-se participantes (todas as idades e ambos os sexos) para integrar a teatralização da Lenda do Beijo sem Fim, devendo os interessados obter informações adicionais através do telefone: 271 750 080 (Museu do Sabugal) ou email: eventos.sabugal@cm-sabugal.pt.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta grande festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Sortelha!

A festa só acaba em dezembro!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em dezembro! Depois de Sortelha, a festa segue para Piódão, de 6 a 7 de julho; Linhares da Beira, nos dias 12 a 14 de julho; Marialva, de 19 a 21 de julho; Castelo Novo, de 26 a 28 de julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de setembro; Trancoso, de 11 a 13 de outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de novembro; Monsanto, de 8 a 10 de novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal
Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

Leave a Reply