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A Dacia chegou aos diversos mercados europeus em 2005 e, para celebrar o sucesso da marca, é lançada a Série Limitada 10 anos. Transversal aos modelos Sandero, Logan MCV, Lodgy e Duster, é caracterizada por novos pormenores estilísticos e mais equipamentos. Mas argumentos que nem sequer se traduzem num aumento proporcional dos preços… Ou seja, uma série limitada que representa um investimento – ainda mais! – inteligente e com alguma exclusividade.

Apesar da Dacia ter quase meio século de história, foi apenas há 10 anos que encontrou o seu “espaço” no mercado da Europa Ocidental. Dois acontecimentos contribuíram para essa realidade. Um político e outro económico: a queda do Muro de Berlim, com o impacto que teve no leste europeu e quando a Renault, em 2004, adquiriu 99,3 por cento do capital da marca. No fundo, os factos que foram determinantes para que, em 2005, a Dacia se abrisse ao Ocidente. Em Portugal, recorde-se, a estreia coincidiu com o Salão Internacional do Automóvel de Lisboa de 2008, onde foi revelada a primeira geração do modelo Logan MCV.

Desde aí, é conhecido o sucesso da marca, seja em Portugal, como um pouco por todo o mundo. Aliás, hoje a Dacia é o mais recente fenómeno de popularidade e de sucesso da indústria automóvel. Um feito que a marca não podia deixar de assinalar…

Nasceu assim a Série Limitada 10 Anos. Transversal aos modelos Sandero, Logan MCV, Lodgy e Duster, destaca-se, desde logo, pela nova e exclusiva cor Azul Cosmos. Ainda no exterior, como equipamentos de série, sobressaem as jantes em liga de leve de 15 ou 16 polegadas (consoante o modelo) e os espelhos retrovisores “Dark Metal”. No habitáculo, referência para os detalhes em azul nos cintos de segurança, estofos e tapetes (excepto modelo Lodgy), bem como para o reforço dos níveis de equipamento. Nesse sentido, destaque para a segunda geração do Media Nav. Com mais capacidade, melhores desempenhos (ao nível da navegação, áudio e telefone) e novos ambientes, o sistema está disponível como equipamento de série no modelo Duster e como opção, por apenas 300€, na restante gama. Os vidros eléctricos traseiros no Lodgy e Duster, bem como o limitador/regulador de velocidade nos modelos Sandero e Logan MCV, também passam a figurar como equipamentos de série.

Mas para além dos pormenores estilísticos e do reforço dos equipamentos, a Série Limitada 10 Anos oferece um seguro de pneus, que cobre eventuais problemas relacionados com furos, rebentamentos ou “bolhas”.

A Série Limitada 10 Anos já está disponível na Rede de Concessionários e assume-se, assim, como a melhor forma de celebrar a história de sucesso da Dacia. Marca que, no último trimestre do ano passado, atingiu o marco histórico de 3 000 000 de vendas. Em Portugal, em 2014, pela segunda vez consecutiva, a Dacia foi a marca, do TOP 20, com maior crescimento das vendas (+96% face a 2013), ocupando o 14º lugar entre todas as marcas presentes no mercado Português. 

Ainda em Portugal, no primeiro semestre deste ano, o modelo mais vendido foi o Sandero com 919 unidades, 67% das quais a gasolina. Curioso é o facto da versão Stepway representar 55,5% do total de vendas do Sandero.

Mas há números não apenas curiosos, mas também surpreendentes… Com 482 unidades, o Logan MCV é a segunda break mais vendida do segmento B – só atrás do Clio Sport Tourer.

Já o modelo Lodgy duplicou as vendas no primeiro semestre de 2015, face ao mesmo período de 2014.

A versão 4X4 do Duster representou 17% do total de vendas do modelo. As versões 4×4 dos restantes SUV ou mesmo Crossover do mercado são apenas residuais!

As razões para o sucesso da Dacia são várias: fiabilidade (as associações de consumidores de vários países, Portugal incluído, consideram a Dacia uma das marcas mais fiáveis do mercado), robustez, economia, uma relação qualidade-preço imbatível e uma das mais jovens gama do mercado, com sete modelos lançados em pouco mais de dois anos! Uma gama bastante versátil que – também! – traduz o investimento da marca no reforço dos equipamentos e na qualidade dos interiores. O futuro, portanto, promete continuar a ser promissor, até porque, hoje, a marca ‘escandalosamente acessível’, não é ‘apenas’ racional: mas é também já uma moda um pouco por todo o mundo!