Skip to main content

Disputada na província raiana de Badajoz, a Baja TT Dehesa Extremadura integra este ano o calendário do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e da Taça da Europa FIA de Bajas, marcando o regresso à competição de Edgar Condenso e do navegador António Serrão. O piloto de Lisboa regressa ao volante da Ford Ranger que utilizou em 2022, mas que foi, entretanto, adquirida pelo Team Consilcar, cujos técnicos procederam a um profundo trabalho de reconstrução.

O ex-campeão nacional de T2 e vencedor da Taça Ibérica conhece bem a baja espanhola, pois nas últimas duas edições esteve em posição de destaque no país vizinho. “Sim, é uma prova que me traz boas memórias”, refere Edgar Condenso. “Em 2021, ganhámos o Prólogo à geral e liderámos a prova até ao quilómetro 40. No ano passado, fizemos 3.º lugar no Prólogo e andámos a discutir a vitória até 60 quilómetros do final, quando desistimos. Normalmente, esta baja mistura a dureza de Portalegre e a rapidez de Reguengos, embora com muita navegação, pois há poucas referências no terreno”, analisa o piloto navegado por António Serrão. Antes da prova, a dupla do Team Consilcar ainda fará um pequeno teste para verificar as atualizações feitas na Ford Ranger.

Estreia internacional para Duarte Silva

Com apenas 21 anos, Duarte Silva é um dos jovens valores que despontam na categoria T3 do CPTT e mostrou um andamento promissor na inaugural Baja TT Montes Alentejanos. Agora, o jovem piloto de Lisboa, que é navegado pelo pai, Nuno Silva, vai estrear-se a competir em Espanha e numa prova da Taça da Europa FIA de Bajas. “É um novo desafio para mim, mas tanto o meu pai como o Edgar já conhecem a prova, por isso vou tentar aproveitar essa experiência”, apontou Duarte Silva, que em Beja conseguiu um top 8 nos T3, uma categoria cada vez mais competitiva no panorama internacional. “Em Beja fomos condicionados por alguns problemas elétricos, mas agora espero que tenhamos o carro em plenas condições, para continuarmos a nossa evolução. O meu objetivo é aprender ao máximo e tentar aproximar-me cada vez mais dos primeiros lugares dos T3, onde há vários pilotos rápidos e com muita experiência”, concluiu Duarte Silva.

Com cerca de 200 equipas inscritas nas diferentes categorias de automóveis, motos, quads e SSV, a Baja TT Dehesa Extremadura começa oficialmente na próxima sexta-feira (14 de abril), com o Prólogo de 5,9 kms em Badajoz, com passagem por Elvas. No sábado, disputam-se dois setores seletivos, respetivamente com 204,2 e 134,1 quilómetros cronometrados, que encerram as contas para o CPTT. No domingo, a prova internacional prossegue com mais um setor seletivo de 155 quilómetros, que completa o percurso de 499,2 quilómetros cronometrados.

Team Consilcar – Facebook | Team Consilcar – Instagram | Duarte Silva – Instagram