Skip to main content

Que estreia notável… Cumprido que está pouco mais do primeiro terço das 24 Horas do Dubai (a partida foi dada às 10h00 de Portugal), Miguel Faísca é um dos grandes protagonistas da corrida. O português foi o quinto e último da formação Nissan GT Academy Team RJN 1 a entrar em pista, mas apesar da responsabilidade de cumprir o primeiro turno nocturno, esteve simplesmente irrepreensível, cometendo a proeza de reforçar a liderança da categoria que a equipa tinha conquistado cerca das duas horas de corrida. Um feito tanto mais de assinalar, tendo em conta que esta é a sua estreia internacional e ainda há seis meses limitava-se a participar em corridas virtuais na PlayStation®.

Instantes depois de cumprir o seu turno de condução, Miguel Faísca não conseguiu disfarçar as emoções vividas: “Foi espectacular! Estive quase duas horas em pista e correu tudo lindamente. Não cometi qualquer erro e o Nissan 370Z parecia um relógio suíço a trabalhar. Os meus colegas de equipa fizeram um excelente trabalho e, quando chegou a minha vez, tive a sorte de conseguir impor um bom ritmo e de beneficiar dos azares de alguns dos mais directos adversários da categoria. Quando terminei o meu turno, tínhamos sete voltas de vantagem sobre o 2º classificado, mas temos a consciência que a corrida só agora é que `começou´. Teoricamente, o mais difícil está para vir e numa prova desta dimensão e com mais de 70 pilotos em pista, com andamentos e automóveis tão díspares, é fácil acontecer um erro, ou sermos vítimas da desconcentração de um adversário ou de um problema mecânico”.

Mas como admite Miguel Faísca, “a verdade é que a forma como a prova está a decorrer está a superar as expectativas mais optimistas”. Um dos segredos para a supremacia que está a ser exercida está relacionada com a estratégia da equipa. Ao contrário dos nossos adversários, só estamos a mudar de pneus depois de dois turnos de condução. Com isso estamos a perder menos tempo nas boxes. É verdade que quando um dos pilotos herda os pneus do colega – como foi o meu caso – temos de ter cuidados redobrados e abstrairmo-nos de fazer tempos ao nível dos efectuados nos treinos, mas a consistência acaba por traduzir-se em resultados. A vantagem que temos para os adversários directos prova-o”.

Até ao final, o jovem piloto nacional de 24 anos admite que “o grande objectivo vai ser não cometer erros e procurar evitar os imponderáveis em que são férteis as corridas de 24 horas. Vamos continuar a rodar sem preocupações de resultados e, se tudo correr bem, quem sabe se pelo menos não podemos subir ao pódio”.

Com pouco mais de oito horas de corrida, o Nissan 370Z de Miguel Faísca ocupa a liderança da categoria, com 17 voltas de avanço para os segundos classificados. As 24 Horas do Dubai terminam às 10h00 de amanhã (sábado). O canal Motors TV está a fazer uma ampla cobertura da corrida, com vários directos, mas a prova também pode ser acompanhada em livestream através do seguinte link: http://live.24hseries.com/

O português Miguel Faísca reparte os comandos do Nissan 370Z com o espanhol Lucas Ordoñez (o vencedor da edição de estreia do GT Academy), mas também o alemão Florian Strauss, o americano Nickolas McMillen e o russo Stanislav Aksenov (os pilotos que, em 2013, venceram o GT Academy reservado aos seus territórios). Mais de 70 equipas estão a participar nas 24 Horas do Dubai, uma das mais importantes e prestigiadas provas de GT que se realizam em todo o mundo.

###

Sobre a Nissan na Europa 

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.

Sobre a Nissan em Portugal

Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.

A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.

Sobre a GT Academy

A GT Academy é uma colaboração entre a PlayStation® e a Nissan que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de corridas no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy: em 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.

Leave a Reply