Skip to main content
  • Sistema foi desenvolvido por empresa da região Centro de Portugal.

19 de julho de 2018

 

O Turismo Centro de Portugal implementou um sistema informático que possibilita a monitorização em tempo real do perfil dos turistas que visitam a região. A partir de agora, os postos de turismo do Centro de Portugal podem fornecer todas as informações sobre os visitantes, de forma automática e imediata.

Os postos de turismo do Turismo Centro de Portugal em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Viseu, Covilhã, Fátima e Vilar Formoso foram equipados com tablets, que são entregues aos visitantes que entram nos postos. Cada tablet está equipado com o software Regis4Tour que, através de um inquérito, permite a obtenção de dados em tempo real do perfil e motivação dos turistas.

Entre os dados obtidos, estão a nacionalidade do visitante, a região de proveniência, género, idade, companhia na viagem e o motivo principal de escolha do destino, os locais que visitou ou pretende visitar e o meio que o levou a escolher o destino, entre outros.

O objetivo deste sistema é monitorizar a atividade turística regional e sub-regional e contribuir para um melhor conhecimento integrado do setor, complementando uma lacuna identificada. O sistema de recolha de dados dos turistas nos postos de informação turística era, até agora, incipiente, dada a escassez de informação produzida por qualquer entidade.

O sistema Regis4Tur foi desenvolvido pela ClickPink, empresa de software da região Centro de Portugal.

Esta é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Leave a Reply